Há 3 dias em greve de fome por medicamento, Marcos promete passeata

Há 3 dias em greve de fome por medicamento, Marcos promete passeata

Estudante de Sertãozinho luta para ter medicamentos para tratamento contra um tumor custeados pela prefeitura

Três dias após iniciar um protesto para poder voltar a receber da prefeitura de Sertãozinho os remédios que auxiliam em tratamento contra um tumor cerebral, o estudante Marcos Fábio se diz cansado, e com poucas perspectivas de ser atendido, mas mantém a força a partir do apoio que tem recebido das pessoas que se sensibilizaram com a situação, e promete uma passeata neste sábado, 21, para chamar mais a atenção dos moradores da cidade pela batalha que está travando.

Desde quarta-feira, 18, Marcos tem realizado greve de fome e se acorrentado em frente à prefeitura de Sertãozinho cobrando o município para que voltasse a ser atendido. A reivindicação chamou a atenção dos moradores do município após a divulgação do caso pela imprensa.

O estudante, de 22 anos, possui o tumor cerebral de hipófise, síndrome causada pelo aumento da secreção do hormônio GH, responsável pelo crescimento, e é uma doença rara, com incidência de 2 a cada 1 milhão de pessoas, e que causa uma série de complicações de saúde e bem-estar. A doença surge aos poucos, debilitando e desfigurando fisicamente aqueles que sofrem dela.

Ele foi diagnosticado com a doença aos 18 anos e já passou por duas cirurgias para tentar retirar o tumor, mas sem êxito, e por isso iniciou o tratamento com remédios por meio de injeções para controlar a doença. O medicamento se chama Somavert e custa R$ 15 mil cada caixa, o que até dezembro era custeado pelo município, porém, após decisão da justiça, deixou de ser concedido.

Apesar dos pedidos – Marcos chegou a conversar com o prefeito José Alberto Gimenez (PSDB), na quarta -, a prefeitura de Sertãozinho informa que vai retornar o fornecimento do remédio a partir de decisão judicial favorável a Marcos, o que de acordo com o rapaz o deixa sem perspectivas, embora mantenha o protesto, mesmo se dizendo cansado.

“Eles falam que não podem fornecer o medicamento por conta do processo que suspendeu. E que se comprasse o medicamento desobedeceria uma ordem judicial”, lamenta Marcos, que tem recebido o apoio de muita gente para manter a luta. Tanto, que uma campanha de crowdfunding busca R$ 32.466 por meio de ajudas na internet, além de ações organizadas por conhecidos, como um bingo e uma sobremesa, seguida de passeata, que será realizado na Praça 21 de Abril, no Centro da cidade, neste sábado, 21.

“É uma força sem tamanho, é muito carinho, o pessoal ajuda muito, são muito solidários com um coração muito bom. E é isso que dá força. Muita força, e é o que tem me dado muita vontade se seguir em frente”, agradece o estudante.


Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: