Despesas com folhas de pagamento acendem sinal de alerta para Executivo
Despesas com folhas de pagamento acendem sinal de alerta para executivo

Despesas com folhas de pagamento acendem sinal de alerta para Executivo

Segundo Lei de Responsabilidade Fiscal, Ribeirão Preto ultrapassou limite prudencial determinado

Por meio de ofício no Diário Oficial, a Secretaria da Fazenda de Ribeirão Preto alertou o poder Executivo para as sanções que poderá sofrer caso continue descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A Fazenda, considerando a publicação no Diário Oficial do relatório de Gestão Fiscal de 30/01/2017, no qual consta que o pagamento de pessoal está compreendendo 51,45% da receita do município, aponta que o índice está acima do limite prudencial de 51,30%.

Este limite diz respeito aos artigos 20 e 22 da LRF, que discorrem sobre o controle da despesa total com pessoal que todos estados e municípios dispõem.  

No artigo 20, consta o limite de 54% da receita corrente líquida do município para o pagamento da folha salarial do executivo. Caso ultrapasse 95% deste valor, ou seja, 51,30%, a prefeitura estará infringindo a LRF.

Leia mais:

Prefeitura manterá modificação na data de pagamento dos servidores
Em corte de despesas, Daerp reduz 43% dos cargos comissionados
Dívida pública federal pode chegar a R$ 3,65 trilhões em 2017

A lista de sanções que Ribeirão Preto pode sofrer caso continue desrespeitando este limite é extensa. Nela, consta que estão vedados concessões de vantagens, aumento, reajuste ou adequação de remuneração de qualquer tipo; criação de cargos, empregos ou funções; alteração de estrutura de carreira que implique no aumento de despesa e a contratação de pessoal, ressalvada a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores.

O Portal Revide entrou em contato com a Prefeitura pedindo esclarecimentos acerca das sanções, porém, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: