HC de Ribeirão é definido como hospital de referência para o tratamento do coronavírus
HC é um dos seis hospitais de referência do Estado de São Paulo no tratamento de casos graves do novo Coronavírus

HC de Ribeirão é definido como hospital de referência para o tratamento do coronavírus

Ao todo, são seis hospitais referência no atendimento de casos graves da doença no Estado de São Paulo

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto foi classificado como uma das seis unidades referência no Estado de São Paulo para o tratamento de casos graves do coronavírus, após a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil, nessa quarta-feira, 26.

A Secretaria de Estado da Saúde realizou, na manhã dessa quarta, a primeira reunião do centro de contingência do Estado, criado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo Coronavírus. Este grupo trabalhará de forma integrada com o Centro de Operações de Emergências (COE) que havia sido implantado anteriormente pelo Governo do Estado.

Dentre as medidas do centro, destaca-se a definição dos hospitais de referência para o tratamento de casos graves serão o Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP) e Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital. No interior, além do HC de Ribeirão, o HC de Campinas (Unicamp) e o Hospital de Base de São José do Rio Preto são considerados referência. Já no litoral, a referência em atendimento será no Emílio Ribas II, do Guarujá. Juntas, essas unidades contam com cerca de 4 mil leitos, sendo mil de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Hospitais privados também poderão integrar a rede, seguindo protocolos e até disponibilizando leitos, se houver necessidade. Profissionais da Saúde estadual vão reforçar os contatos com os serviços particulares para reforçar o alinhamento de estratégias e fluxos.

O Centro de Vigilância Epidemiológica irá capacitar ainda mais de 3 mil profissionais da área de saúde ao longo das próximas semanas em todo Estado.

Testes

O Instituto Adolfo Lutz está preparado e possui kits diagnósticos para analisar amostras e realizar contraprova de laboratórios particulares, se preciso.

O centro contará com profissionais especialistas das redes pública e privada, com ênfase na área de Infectologia, sob a supervisão do Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, e coordenação do médico infectologista, David Uip.

A lista inclui o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e os professores Marcos Boulos (HCFMUSP), Esper Kallas, (HCFMUSP), Luiz Fernando Aranha (Unifesp), Carlos Fortaleza (HC de Botucatu) e Benedito Maciel (HC de Ribeirão).

“É imprescindível que, ao apresentar os sintomas as pessoas procurem um serviço de saúde mais próximo, como fez este paciente. A rede de saúde de SP está preparada e alerta. Prova disso é a rápida resposta e diagnóstico feito pelo Einstein e pelo Lutz, neste primeiro caso”, destaca o Secretário Germann.

“A prevenção é o mais importante para doenças respiratórias, pois vírus não respeita fronteira”, destacou David Uip. As Secretarias de Saúde do Estado e do Município de São Paulo estão monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente.

Cenário

O primeiro caso de covid-19 é de um morador da capital e esteve, em fevereiro, na Itália. Retornou ao Brasil em 21 de fevereiro e apresentou sintomas suspeitos, como tosse, coriza e febre, compatíveis com a suspeita de covid-19. Procurou o Hospital Israelita Albert Einstein, que deu a confirmação oficial para a doença na terça-feira, 25.

Seguindo o fluxo oficial definido pelo Ministério da Saúde, o exame foi enviado para contraprova no Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional para análise de amostras casos suspeitos. O homem está em isolamento domiciliar, estável.

Hoje, também estão sob monitoramento 11 adultos, sendo 9 residentes na Capital, 1 em Lorena e 1 em São Roque. Além dos sintomas respiratórios, os pacientes têm histórico de viagem, sendo um dos casos com passagem pela China, nove pela Itália e um que teve contato com caso suspeito.

Apesar de ainda não aparecer na lista do estado, a Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Saúde, informou na quarta-feira, 26, que investiga, juntamente com as Vigilâncias Epidemiológicas, o primeiro caso suspeito de coronavírus no município. Um novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde será divulgado no final da tarde desta quinta-feira, 27.

Todas as ações e medidas seguem protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. O site www.saude.gov.br/coronavirus está concentrando as informações atualizadas sobre o tema.

Dicas de prevenção:

- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal;

- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

 - Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: