IPVA fica mais barato em 2017 para os paulistas
IPVA fica mais barato em 2017 para os paulistas

IPVA fica mais barato em 2017 para os paulistas

Imposto pode ser pago à vista ou parcelado em três vezes, nos meses de janeiro, fevereiro e março, de acordo com o final da placa do veiculo

Em 2017, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato no Estado de São Paulo. A queda será de 4,8%, em média, nos preços de venda praticados no varejo.

O novo valor do IPVA foi baseado nos dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que realizou uma pesquisa com 11.259 diferentes marcas, modelos e versões de veículos.

De acordo com o levantamento da Fipe, foi identificado nos valores de mercado de setembro de 2016 maior queda de preços de venda para caminhões usados, que apresentou recuo de 7,9%. Já os utilitários tiveram redução de 5,4%, seguidos dos automóveis e ônibus e micro-ônibus, com queda de 5,3%. Em relação aos preços de venda de motocicletas, eles fecharam 2,9% abaixo do valor apurado no ano anterior.

A tabela do IPVA 2017 poderá ser consultada no site da Fazenda.

Frota

Com aproximadamente 24 milhões de veículos no Estado de São Paulo, 17,5 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA, sendo que, 6,2 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.

Ao todo, 280 mil são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento, como os taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos.

Pagamento

O calendário de pagamento do imposto tem início em 9 de janeiro, porém ele pode ser pago à vista ou parcelado em três vezes, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2017, de acordo com o final da placa do veículo. O proprietário que pagar o tributo em cota única no mês de janeiro terá desconto de 3%.

Para efetuar o pagamento do IPVA 2017, o contribuinte deve se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (RENAVAM) e efetuar o recolhimento no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.


Foto: Oswaldo Corneti

Compartilhar: