Promotor diz que não tem dúvidas de que assassinato de Itaberlly foi motivado por homofobia
Promotor diz que não tem dúvidas que assassinato de Itaberlly foi motivado por homofobia

Promotor diz que não tem dúvidas de que assassinato de Itaberlly foi motivado por homofobia

Wanderley Trindade aponta que agressões por parte da mãe eram recentes

O promotor do Ministério Público do Estado, Wanderley Baptista da Trindade Júnior, que investiga o caso do assassinato do adolescente Itaberlly Lozano, em Cravinhos, diz que não há dúvidas de que o crime foi motivado em razão da não aceitação da opção sexual do filho, por parte da mãe, Tatiana Lozano.

Ele ainda diz que no estágio atual das investigações cabe o levantamento das circunstâncias do crime. Para Trindade, o que levou Tatiane planejar a morte do próprio filho é motivo torpe por homofobia.

“A própria vítima é testemunha do caso”, aponta o promotor, lembrando-se de uma postagem de Itaberlly no Facebook, dias antes de ser assassinado, no dia 29 de dezembro, em que relata ter sido agredido em razão de sua opção sexual. Além disso, ele aponta que existe outra testemunha, que diz que ela não aceitava o fato, e inclusive disse para o filho: “Você apanhou porque você merece, porque você é gay”.

Após as agressões, o adolescente teria ido para a casa de uma avó, já que as discussões com a mãe começaram aproximadamente três meses antes do crime. O promotor relata que as investigações apontaram que Tatiane ligou para o local, chorando, dizendo que refletiu sobre a situação e pedindo que retornasse para casa.

De volta, Itaberlly teria sido agredido novamente, inclusive com a participação do padrasto, Alex Canteli Pereira, além de Victor Roberto da Silva e Miller da Silva Barissa, presos na última semana. “Eles mataram mesmo. Cada apresenta uma versão de que fez uma coisa, mas está consumado”, define o promotor, que diz que já está desvendado que a mãe “queria acabar com a vida do filho”.

Ele ainda aponta que imagens de uma câmera de segurança em frente à casa em que a família vivia mostram que um dos supostos participantes do crime teria saído da casa para buscar uma caminhonete, que foi confirmado pelo acusado, embora nas gravações se possa ver apenas a luz dos faróis.


Ilustração: Revide

Compartilhar: