Ribeirão sedia 1ª reunião do Conselho da Região Metropolitana
Ribeirão sedia 1ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Ribeirão sedia 1ª reunião do Conselho da Região Metropolitana

Encontro definirá, por eleição, presidente e vice-presidente do Conselho

A primeira reunião de oficialização do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto acontece nesta segunda feira, 27, às 9h, na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), localizada na Rua João Penteado, 2237. Para a ocasião, estão previstas a eleição do presidente e do vice-presidente e a aprovação da minuta do regimento interno, além de debates sobre assuntos de segurança pública, habitação, geração de empregos e transporte.

A captação de recursos será gerida pelo Fundo de Desenvolvimento, que ficará reponsável por realizar a divisão de verbas entre Estado e municípios, levando em conta a população e o ICMS, por exemplo. O objetivo é fomentar políticas públicas na cidade e também projetos que interajam entre os municípios. 

Leia mais:

Região Metropolitana terá fundo para captação de recursos aos municípios

A nova política de transporte público na unidade regional, feita pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), também será apresentada na reunião. A entidade ficará responsável por mapear as viagens que são realizadas entre os municípios da região.

Sobre o Conselho 

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana possui características normativas e deliberativas. Tem poder para decidir sobre a execução de planos, projetos, programas, serviços e obras e conta com a participação dos 34 prefeitos e representantes do Estado nas funções públicas de interesse comum. 

É composto pelo presidente, vice-presidente e pela secretaria executiva (Agência / Emplasa). Caberá ao Conselho definir as funções públicas de interesse comum, entre os seguintes campos funcionais, planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico, atendimento social, esportes, lazer e cultura, planejamento integrado da segurança pública, recursos hídricos, defesa civil e serviços públicos em regime de concessão ou prestados diretamente pelo Poder Público.


Foto: Julio Sian

Compartilhar: