Rumor de boleto do IPVA retorna e Secretaria da Fazenda afirma ser falso
Rumor de boleto do IPVA retorna e Secretaria da Fazenda afirma ser falso

Rumor de boleto do IPVA retorna e Secretaria da Fazenda afirma ser falso

No vídeo, pessoa afirma ter recebido duas correspondências dentro do mesmo envelope

Um vídeo sobre um suposto falso boleto do IPVA circula nas redes sociais desde o dia 22 de dezembro de 2016. O autor do vídeo afirma que o aviso do IPVA dos seus dois veículos foi entregue em um único envelope, portanto, trata-se de uma cobrança falsa. Contudo, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, responsável pelo envio dos avisos, reitera que nos casos de proprietários que possuem mais de um veículo registrado em seu nome - com CPF e endereço iguais -, os informativos podem ser encaminhados juntos, dentro de um envelope. E que envia aos contribuintes, a partir de dezembro, os avisos de vencimento.

Segundo a Fazenda, foi conferido juntamente ao denunciante o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), bem como o código de postagem, comprovando se tratar do documento verdadeiro

A Secretaria da Fazenda ainda informa que até o momento não houve nenhuma denúncia comprovada de fraude nas correspondências de 2017. Porém, segundo o órgão, o aviso de vencimento que chega à casa do contribuinte é apenas um lembrete. A Fazenda paulista afirma que jamais enviou boleto ou guias de pagamento. O código de barras que consta no lembrete é apenas um código de postagem dos correios. O imposto deve ser pago na rede bancária credenciada utilizando apenas o número do Renavam do veículo.

Todavia, se o contribuinte suspeitar que tenha pagado um boleto falso, o primeiro passo é entrar em contato com a Secretaria da Fazenda para realizar a consulta do pagamento. Caso seja comprovada a fraude, um boletim de ocorrência deverá ser registrado. Porém, isenta o cidadão do pagamento do IPVA verdadeiro.


Foto: Oswaldo Corneti

Compartilhar: