Dicas para se proteger da chuva na ciclofaixa em Ribeirão Preto
Dicas para se proteger da chuva na ciclofaixa em Ribeirão Preto

Dicas para se proteger da chuva na ciclofaixa em Ribeirão Preto

Veja o que ciclistas podem fazer para evitar problemas com as chuvas constantes dos meses de janeiro

Neste período do ano fortes pancadas de chuva atingem Ribeirão Preto e região. Essa é uma característica comum do Verão. Os temporais não devem ser problemas para quem quer curtir a Ciclofaixa de Lazer aos domingos. Para os ciclistas, a dica é se prevenir.

Muita das vezes o cidadão ribeirãopretano tem apenas no domingo a oportunidade de pedalar com a família ou sozinho para manter a forma. As chuvas, que chegam de repente, são consequência da temperatura do ar, que aumenta com relação as demais estações do ano. Essa atividade pode atrapalhar na tão esperada pedalada. “Um banho de chuva não faz mal. O problema é ficar com a roupa molhada”, afirma o coordenador da Ciclofaixa de Lazer, Danilo Terra.

Segundo ele, que também é ex-ciclista, o importante neste momento é ter cautela. Nas descidas, por exemplo, é indicado não pegar tanta velocidade, uma vez que o freio pode causar derrapagens, desequilíbrios e até mesmo acidentes. “O mesmo acontece em faixas pintadas no solo, que ficam mais escorregadias.”

Outra dica é o uso de luvas, que auxiliarão o ciclista a manter as mãos no guidão. Capa de chuva, assim como sacolas plásticas, são equipamentos opcionais que evitam que documentos, celulares e outros objetos se molhem e principalmente o ciclista que mantem a temperatura corporal.

“É importante que os ciclistas tenham consciência da densidade da chuva: em caso de temporais, o mais sensato é procurar abrigo e aguardar o volume de chuvas, raios e trovões diminuir”, alerta Terra.

Vale ressaltar que existem aplicativos que indicam a temperatura do local e mostram também a previsão de tempo para a data. Estes são disponíveis nas plataformas online e alguns já vem instalados no celular.

O Programa Ciclofaixa de Lazer, inicialmente une dois Parques na cidade (Curupira e Raya) ao longo de um percurso generoso, formado por gramado extenso em torno de seis quilômetros da Avenida Maurílio Biaggi. Em caso de chuva, as áreas cobertas dos parques podem ser uma saída para se proteger.

 


Fotos: Divulgação

Compartilhar: