Começa operação que investiga preço do etanol em Ribeirão
Frentista abastece carro

Começa operação que investiga preço do etanol em Ribeirão

Com o reajuste de 26% no valor do combustível, o promotor Carlos Barbosa solicitou ao Procon uma fiscalização

O Procon de Ribeirão Preto iniciou na manhã desta segunda-feira, 23, uma operação para descobrir quais os motivos do aumento do preço no etanol, na cidade. Com o reajuste de 26% no valor do combustível, na última semana, o promotor de justiça Carlos Cezar Barbosa solicitou uma fiscalização do órgão nos postos da cidade.

De acordo com o chefe de divisão do Procon de Ribeirão Preto, Paulo Garde, nesta segunda foi iniciado o processo de tabulação de tudo relacionado ao etanol. “Primeiro fazemos todo o planejamento e posteriormente vamos às ruas para fiscalizar os postos”, afirma.

Garde esclarece que as visitas em locais de abastecimento começam nesta terça-feira, 24. “O objetivo das pesquisas é apurar qual o motivo do aumento de combustível realizado em Ribeirão na última semana. Primeiro coletamos todos os dados para que depois possamos ir direto ao locais certos”.

O homem ainda diz que não houve aumento do preço por parte das distribuidoras. “Já identificamos que todo reajuste foi feito por escolha dos empresários e gerentes dos postos. As distribuidoras não repassaram o etano com valor reajustado”.

Caso os postos tenham aumentado o valor sem justificar o motivo da mudança, os valores das multas podem variar em até quase R$ 7 milhões. A operação deve ser concluída até o dia 31 deste mês.

Adivan Roberto, motorista em Ribeirão, ressalta que quase sempre abastece seu carro com o etanol. “Essa parece ser uma ótima alternativa para fugir dos altos valores cobrados pela gasolina. Entretanto, parece haver uma brincadeira entre os donos de postos e a fiscalização, já que os mesmos não definem um valor fixo para o combustível”, finaliza.

 


Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar: