"Caminho de Santiago" é tema de evento cultural da USP

"Caminho de Santiago" é tema de evento cultural da USP

Projeto é realizado pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP

Nesta terça-feira, 15, às 20h, acontece o evento cultural Caminho de Santiago a pé e de bicicleta, onde serão abordados assuntos voltados aos percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela.

O evento é gratuito e está sendo realizado pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia , Ciencias e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Na programação, o espanhol responsável pelo website dos Caminhos de Santiago de Bicicleta, Tomás Sanchez,  irá participar de uma mesa redonda com a presidente da Fundação Dom Pedro II, Dulce Neves, com a peregrina e agente cultural, Letícia Adriazola e, a professora  da FFCLRP da USP, Yuka de Almeida Prado, que também é soprano e peregrina dos Caminhos de Santiago.

Após a mesa redonda com as discussões do tema apresentado, a professora Yuka irá se apresentar junto com o pianista e ex-aluno da FFCLRP, Rodrigo Antônio Silva, em musical de obras sacras.

Os Caminhos de Santiago

Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela. A peregrinação foi uma das mais concorridas da Europa medieval, cuja importância só era superada pela Via Francigena com destino a Roma e Jerusalém, sendo concedida indulgência plena a quem a fizesse.

O Caminho tornou-se um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem, que é percorrido, por várias pessoas todos os anos. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Património da Humanidade (na Espanha em 1993 e na França em 1998).

Serviço
Quando: 15 de dezembro, 20h
Onde: Sala de Concertos da Tulha da FFCLRP, campus USP em Ribeirão Preto.
Quanto: Gratuito


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: