Campanha da Fraternidade 2017 pede a preservação dos biomas brasileiros
Campanha da Fraternidade 2017 pede a preservação dos biomas brasileiros

Campanha da Fraternidade 2017 pede a preservação dos biomas brasileiros

Campanha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi lançada nesta quarta-feira, 1º de março, início da Quaresma, segundo a Igreja Católica

O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, apresentou nesta quarta-feira, 1º de março, a Campanha da Fraternidade 2017, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que neste ano falará sobre a preservação dos seis biomas brasileiros: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado e o Pampa.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade volta ao tema “meio ambiente”, essa será a quinta vez que a igreja tocará no assunto ao longo da campanha neste século, o mais revisitado, para que possa ser levantada a discussão sobre a preservação da natureza e debatido soluções no período da Quaresma Católica, que se inicia nesta Quarta-Feira de Cinzas.

Com o nome Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida, a campanha terá como lema a passagem do livro de Gênesis “Cultivar e guardar a criação”. O Papa Francisco mandou uma mensagem para a campanha 2017 dizendo que “o Criador foi pródigo com o Brasil. Concedeu-lhe uma diversidade de biomas que lhe confere extraordinária beleza. Mas, os sinais de agressão à criação e degradação da natureza também estão presentes” apontou Francisco.

Segundo Dom Moacir, a Igreja Católica tem sido uma voz profética no respeito e no cuidado com o meio ambiente, pois além de chamar a atenção para os desafios ecológicos, tem apontado suas causas e os caminhos para a sua superação.

Além disso, a campanha deste ano também reforça para atenção ao respeito à diversidade da natureza e aos povos originários de cada bioma, os índios, pois para a campanha, eles “oferecem um exemplo claro de como a convivência com a criação pode ser respeitosa, portadora de plenitude e misericórdia”, destaca.


Foto: Julio Sian

Compartilhar: