Dia dos Santos Reis: uma tradição popular

Dia dos Santos Reis: uma tradição popular

Data de comemoração é esta quarta-feira, 6; Em Ribeirão Preto, celebração acontece no próximo dia 31

Em 6 de janeiro é comemorado o Dia dos Santos Reis. Na tradição católica, o principal objetivo desta data é o nascimento de Jesus Cristo, quando o menino foi visitado pelos três Reis Magos, Belchior, Baltazar e Gaspar, que vieram do Oriente, guiados por uma estrela. No entanto, nesta data terminam para os católicos os festejos natalinos, onde os cristãos devem desmontar os presépios e as árvores de Natal.

Na tradição popular, as festas natalinas eram comemoradas por grupos que visitavam as casas tocando músicas em louvor ao nascimento do menino Jesus. As Folias de Reis se estendem do dia 24 de dezembro até a data consagrada aos Reis Magos, que é comemorada neste dia 6.

Com a estrela, símbolo de fé, os Reis Magos conseguiram chegar até o menino Jesus, por meio da luz que os iluminaram ao destino desejado, assim, o propósito da Folia de Reis é passar de casa em casa, revivendo o caminho dos magos que partiram do Oriente ruma à cidade de Belém.

Origem

A Folia de Reis teve origem em Portugal, no século XIX e mantém-se viva em várias cidades do Brasil, desde o século XVIII.

Os músicos que compõem os grupos tocam instrumentos, como tambores, reco-reco, flauta, viola caipira, sanfona, gaita, pandeiros, entre outros.

Além dos cantores, o grupo é liderado pelo capitão que carrega uma bandeira com o símbolo da companhia que é enfeitada com tecidos e decorada com figuras que representam o menino Jesus.

Comemoração

Em Ribeirão Preto, o 24º Encontro de Folia de Reis ocorre no próximo dia 31, às 8h30, na Praça José Rossi, na Vila Virgínia, e contará com a participação de cerca de 50 companhias de Reis e Congadas.

O evento vai começar com a celebração da Santa Missa, seguida do hasteamento das bandeiras de São Sebastião, padroeiro de Ribeirão Preto, Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e Santos Reis. As apresentações de Reis e Congadas acontecem entre 10h e 22h.

Já às 17h30, terá encenação do Presépio, pelo Grupo Teatral Abraxas, da ONG Transformar. 


Foto: Arquivo Revide

 

 

 

Compartilhar: