Enfermeiro planta e cuida de árvores há mais de dez anos em Ribeirão Preto
Enfermeiro planta e cuida de árvores há mais de dez anos em Ribeirão Preto

Enfermeiro planta e cuida de árvores há mais de dez anos em Ribeirão Preto

Quando falta chuva ele “visita” suas plantas e as molha a cada dois dias

O enfermeiro Romes César da Silva, que trabalha no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, poderia estar em casa, descansando, mas preferiu exercer sua cidadania e cuidar de suas plantas espalhadas pela cidade.

Em uma pequena motocicleta, ele transporta 30 litros de água para molhar as pequenas mudas de árvores que ele plantou ao longo da avenida Governador Lucas Nogueira Garcez, no bairro Cidade Universitária. São cerca de 25 mudas plantadas, algumas já de porte avançado.

“Quando falta chuva e as mudas são pequenas é preciso molhar um dia sim outro não, para que elas não morram”, disse o enfermeiro que há cerca de dez anos planta árvores em vários locais da cidade e se orgulha de ter plantado pequenas mudas que se transformaram em grandes árvores. “Só me entristeço quando alguém, por maldade, arranca as mudas”, lamenta.

A muda plantada na avenida fará sombra em uma pista onde as pessoas fazem caminhadas todos os dias. Segundo Romes, as plantas são diversificadas e a maioria é ele mesmo quem produz. Mas também ganha mudas e até compra para poder plantar pela cidade.

“Costumo plantar oitis, ipês, cedro, cereja do Rio Grande do Norte entre outras mudas”, explica. Para molhar as plantas pequenas, ele carrega vários galões com capacidade para cinco litros de água cada, em sua motocicleta. Anonimamente. Tanto que nem tira o capacete enquanto exerce sua cidadania que ajudará à população e à cidade.


Foto: FL Piton

Compartilhar: