Férias na praia: cuidado com as lesões musculares
Férias na praia: cuidado com as lesões musculares

Férias na praia: cuidado com as lesões musculares

Cautela no período de lazer pode garantir diversão sem dores e transtornos durante o passeio

Com a chegada do verão, recesso escolar e do trabalho, muitas pessoas aproveitam para colocar os pés na areia e relaxar. Seja com a família ou os amigos, o momento é de pura descontração. Para os atletas e não atletas, a praia oferece dezenas de atividades que promovem bem-estar e diversão. Mas, brincadeiras como o voleibol, futevôlei,  a corridinha na areia e até mesmo a tradicional caminhada, merecem uma atenção especial na hora da execução.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), uma corrida de longa duração na areia por exemplo, pode provocar lesões no tornozelo. "Devido à resistência da areia fofa, a pisada fica mais pesada e o risco de um entorse é grande. Na areia mais dura o passo fica mais leve, portanto é o tipo de areia indicada para quem não abre mão de uma corridinha mesmo durante os dias de folga'', comenta Martins.

Ainda segundo o fisioterapeuta, outras atividades como o voleibol, futevôlei, stand up paddle, também podem gerar lesões musculares. "É necessário respeitar os limites do corpo. Pequenas precauções fazem toda a diferença. Essas ações requerem muito esforço das nossas pernas, por isso as regiões mais afetadas são os joelhos e os tornozelos. O entorse de algum deles irá causar muita dor e problemas graves se não forem cuidados corretamente por um fisioterapeuta'', diz.

Em caso de acidentes mais sérios é fundamental procurar ajuda médica afirma o especialista.


Foto: Divulgação

Compartilhar: