Fone de ouvido pode causar danos irreversíveis

Fone de ouvido pode causar danos irreversíveis

Lesões causadas pelos fones podem prejudicar a audição

Os fones de ouvido são fiéis companheiros no nosso dia-a-dia. Eles estão presentes nos ouvidos das crianças, dos jovens e adultos. Porém, seu uso excessivo e irresponsável pode causar sérios danos à nossa audição.

Para esclarecer o que o uso dos fones pode causar, o Portal Revide consultou o otorrinolaringologista Miguel Angelo Hyppolito sobre os cuidados que devem ser tomados.   

De acordo com Hyppolito, dois cuidados são importantes para o uso dos fones. O primeiro é com os fones de inserção (tipo auriculares ou intra-auriculares), que podem causar lesões ou traumas na pele do canal auditivo.

“Além disso, algumas pessoas podem apresentar 'alergia' na pele do canal auditivo externo e desenvolver uma reação tipo eczema de pele, com muita coceira, descamação ou umidade local que podem predispor a infecções ou ao acúmulo de cerume, que pode também ser provocado pelo próprio fone, empurrado mais no fundo do canal auditivo externo pelo fone tipo intra-auricular. Esse tipo de fone concentra e intensifica o som”, completa.

O segundo cuidado é com a intensidade sonora que os fones de ouvido podem emitir. O médico afirma que alguns chegam a intensidades de som que variam de 95 a 120 dB, e que o limite ideal seria metade do volume dos aparelhos, o que corresponderia pouco menos de 60 dB.

O tempo de uso também é um risco à audição. De acordo com o Hyppolito o recomendado por estudos internacionais é o uso contínuo em até 50% do volume dos fones por 60 minutos ao dia. Para intensidades menores, o recomendável é que a cada duas horas se faça um descanso por pelo menos 30 minutos.

“As normas regulamentadores para o trabalho em ambiente ruidoso permite que o trabalhador fique exposto sob proteção auricular a um ruído ambiente de 85 dB por 8 horas seguidas. Já para 90 dB seriam 4 horas, 2 horas para 95 dB e para 110 dB seria por 15 minutos sob proteção auricular para o menor risco de perda auditiva induzida pelo ruído”, comenta.

Alguns danos podem se tornar irreversíveis para a audição. O otorrinolaringologista afirma que os do canal auditivo externo são reversíveis, mas também podem causar danos importantes e irreversíveis para a função auditiva, levando à perda de audição, zumbidos (tinidos), “chiado nos ouvidos” ou tonturas, por lesão às células importantes da orelha interna, onde o som é transformado para ser enviado ao cérebro para sua percepção, discriminação e compreensão.

“Inicialmente as lesões são reversíveis, mas com o passar do tempo e dependendo da susceptibilidade de cada indivíduo ao ruído ou exposição a outras situações que causam perda auditiva, estas lesões podem ocorrer mais precocemente. Estima-se que 35% das causas de perdas auditivas estejam relacionadas a lesões pelo ruído e atualmente a exposições em idades cada vez mais jovens”, conclui.

Fones de Inserção 

De acordo com Hyppolito, os fones de inserção tipo “plug” são os menos recomendados, pois, além de lesões ao canal auditivo externo, causam maiores danos à orelha interna. “Por estarem mais próximos do tímpano concentram e intensificam som, tendo assim, maior potencial de levar à perda auditiva”, comenta.

O médico afirma que esses tipos de fones se encaixam direta e justamente ao canal do ouvido, reduzindo a distância entre a fonte do som e a membrana do tímpano, o que praticamente dobra o nível relativo da exposição ao ruído.

Revide On-line
Gabriela Maulim
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: