Horto Florestal Municipal disponibilizou mais de mil mudas em fevereiro
Horto Florestal Municipal disponibilizou mais de mil mudas em fevereiro

Horto Florestal Municipal disponibilizou mais de mil mudas em fevereiro

Mudas de árvores frutíferas e nativas foram as mais procuradas

No mês de fevereiro, o Horto Florestal Municipal disponibilizou 1.119 mudas doadas a munícipes. Mais de 80 espécies entre plantas nativas e frutíferas foram entregues no período entre 1º a 28 de fevereiro.

“É fundamental reforçar a importância de continuar e cada vez mais realizar o plantio de mudas de árvores em Ribeirão Preto, com objetivo de diminuir a temperatura ambiente, purificar o ar e, consequentemente, aumentar a sensação de bem estar”, esclarece Alexandre Gouvêa, chefe do Horto e Viveiro de Mudas.

Entre as mudas mais procuradas estão os exemplares de oitis, pitangueira, grumixama e ipê branco. Os interessados em retirar até 3 mudas no Horto Municipal devem se dirigir até o local munido de documento de identidade e escolher a espécie disponível.

Para retirar entre quatro a 20 mudas, o munícipe deve realizar uma solicitação junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, munido de documento de identidade e requerimento especificando qual será a destinação das mudas.

Para retirada acima de 20 itens o interessado deve apresentar requerimento padrão, solicitando as mudas, cópia do contrato social e do comprovante de endereço. No caso de pessoas jurídicas, cópia do documento de identidade e do CPF do responsável, projeto de plantio e anotação de responsabilidade técnica responsável.

Nos últimos dois casos o interessado deverá aguardar agendamento para retirada das mudas. O horário de atendimento do Horto Municipal é de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30, localizado na avenida Manoel Antônio Dias, 1 - Jardim Marchesi.

Parque Ecológico e Botânico “Ângelo Rinaldi”

O parque que abriga o Horto Florestal Municipal está instalado em uma área de 182 mil metros quadrados, na Zona Oeste da cidade. Desta área, 90 mil metros são destinados exclusivamente à produção de mudas, que são disponibilizadas gratuitamente à população com orientação técnica. No extenso viveiro do Horto, dezenas de espécies se misturam, formando um cenário verde dos mais variados tons.

Entre árvores nativas, ornamentais e frutíferas são mais de 100 espécies diferentes, além das plantas ornamentais, destinadas a praças, parques e jardins públicos e ao fornecimento para a população interessada.

Com capacidade atual de produção de mudas para arborização urbana e reflorestamento ciliar de aproximadamente 120 mil mudas por ano, o Horto Municipal permite ao público acesso a um espaço reservado dentro do “Viveiro de Mudas”, onde pode escolher a árvore ideal para sua calçada.


Fotos: J. F. Pimenta

Compartilhar: