Idosas do Lar dos Velhos mobilizam o Facebook

Idosas do Lar dos Velhos mobilizam o Facebook

Todos os presentes são vindos de quem se sensibilizou com a campanha e resolveu deixar o Natal das idosas mais feliz

Uma campanha criada em novembro deste ano com o objetivo de ajudar ao próximo, o Lar dos Velhos, em Ribeirão Preto, mobilizou a rede social, Facebook, com fotos de diversas mulheres idosas que moram na instituição e gostariam de ganhar um padrinho neste natal.

A iniciativa deste projeto foi da assistente social da entidade, Patrícia Garcia, que resolveu mudar o natal das 41 idosas do lar.

“Veja o rostinho de cada uma de nossas idosas e escolha uma para presenteá-la no Natal”.  Assim, foi a descrição que Patrícia usou no Facebook.

Nas apresentações das fotos, tinha o nome da senhora, tamanho que usa de roupa, calçado e o produto ou presente que as idosas queriam ganhar, como um vestido, uma calcinha, um perfume, uma flor, entre outros.

Em menos de 18h a publicação postada na página do Lar dos Velhos tomou uma grande proporção e  todas as idosas da entidade foram apadrinhadas com os seus respectivos pedidos de final de ano.

Segundo a assistente social, as pessoas começaram a compartilhar as informações sobre as idosas em suas páginas da rede social. “Não imaginávamos que a campanha pudesse tomar uma proporção tão grande. A postagem chegou até em Londres”, conta.

Patrícia relata ainda que as postagens fora do Brasil contribuíram para que as pessoas reencontrassem amigas antigas e, que hoje estão abrigadas na instituição.

Com tantas solicitações de gente querendo contribuir com o Lar, as senhoras foram apadrinhadas por mais de dois padrinhos.  E outros voluntários se dispuseram em ajudar a entidade com itens para a ceia e almoço de Natal e Ano Novo, como produtos alimentícios e básicos de uso diário.

De acordo com a presidente do Lar dos Velhos, a médica Silvia Aparecida Pelegrino, a busca de parceiros é constante na instituição. “Precisamos de voluntários fixos, contribuindo mensalmente na instituição, seja com uma caixa de leite, uma caixa de luvas de procedimentos descartáveis ou mantimentos,” relata.

Ela completa que é importante as pessoas entenderem que caridade não é apenas fazer doações em espécie ou em dinheiro.  “Há muitas outras formas de ajudar que não custa nada, como a solidariedade e, amor ao próximo é possível construir um mundo melhor e menos injusto,” finaliza.

Lar dos Velhos

O Lar dos Velhos, fundado há 55 anos, é o único abrigo institucional em Ribeirão Preto que recebe somente mulheres.  Além de acolher as esposas de pastores da Igreja Presbiteriana, a instituição também recebia as viúvas e idosas carentes que não tinham condições de prover o seu sustento.

A entidade Presbiteriana não tem seleção de credos para as idosas e recebe atualmente senhoras a partir de 60 anos.

Fotos: Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: