Oportunidade: 300 vagas de estágio abertas para 2016

Oportunidade: 300 vagas de estágio abertas para 2016

Os cursos que dominam esta época de ano são administração, pedagogia, letras e engenharia mecânica

Com 300 vagas abertas em Ribeirão Preto, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) já está na busca ativa de novos estagiários para 2016, além de reposição de estudantes nas empresas conveniadas.

Segundo a líder de equipe do CIEE, Gisele da Silva Costa, o ano que se aproxima já tem um fluxo bom de vagas de estágio, tanto nas empresas privadas, quanto em órgãos públicos que disponibilizaram em média de 200 a 300 oportunidades.  E a previsão é de até 5 mil estudantes em busca de oportunidades de empregos.

Os cursos que dominam esta época de ano são administração, pedagogia, letras e engenharia mecânica.

Os candidatos que buscam um espaço no mercado de trabalho precisam fazer o cadastro no site do CIEE, atualizar o currículo e esperar o órgão entrar em contato.  

“O candidato se cadastra de acordo com o perfil desejado e na sua área de atuação”, comenta.

Ela afirma ainda que o aluno não precisa ter experiência na área, pois o currículo é escolhido por meio de seleção de rotatividade, onde ele será colocado dentro dos parâmetros de sua atuação ou pré-formação.

A idade para ingressar no estágio aprendiz é de 14 anos e máxima de 24, onde o estudante terá carteira assinada e direito a férias e décimo terceiro. Já aos estagiários de ensino médio, a idade mínima é de 16 anos, com contrato de trabalho de seis horas por dia, recesso remunerado e bolsa auxílio.

Experiência

Sendo a porta de entrada para o mercado de trabalho, a estudante de 20 anos, Samira Batista do Amaral, tirou proveito do seu estágio de quase dois anos, quando precisou exercer o cargo sem ser da sua área de estudos.

“O estágio é um acesso para o mercado de trabalho, pois com ele, acumulo experiências e tenho a oportunidade de conhecer outros profissionais”, afirma.

Samira é estudante de arquitetura, mas faz estágio em um órgão público, no setor de Centro de Processamento de Dados (CPD), e conseguiu reconciliar as maquetes com a tecnologia trabalhada no CPD.

“Mesmo não sendo na minha área de estudos, o estágio me proporcionou desenvolver a comunicação e aprendizagens em atividades administrativas”, disse.

Além de aprender outras funções, a futura arquiteta faz cadastro de patrimônios, isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), certidão negativas, entre outros.

A líder do CIEE frisa que, por meio do estágio, o estudante consegue desenvolver várias atividades e isso vai além do que aprendeu ele na faculdade. “O que faz com que o estudante tenha uma vaga no mercado de trabalho”, completa Gisele.

 

Foto: Arquivo Revide

 

Compartilhar: