Ribeirão Preto na Marcha das Mulheres Negras em Brasília

Ribeirão Preto na Marcha das Mulheres Negras em Brasília

Subsecretária das Nações Unidas e diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, visitará o Brasil e também participará da marcha

Aproximadamente 50 representantes da delegação ribeirãopretana da Marcha das Mulheres Negras viajam a Brasília na noite desta terça-feira, dia 17, para participarem, ao lado de aproximadamente 20 mil mulheres, de uma caminhada pelas ruas da capital do país pedindo o fim do racismo e do sexismo.

O evento está previsto na agenda da campanha Novembro pela Igualdade Racial, lançada nesta segunda-feira, dia 16, pelo Governo Federal. 

Leia o manifesto da Marcha das Mulheres Negras 
Antes de embarcarem, o vereador Beto Cangussú (PT) realizará uma moção de apoio às mulheres integrantes do movimento composto por integrantes da Ong Casa da Mulher, Movimento de Mulheres e de Mulheres Negras, Movimento de Moradia Popular, União Brasileira de Mulheres (UBM), Unegro, Coletivo Negro da USP e Instituto Plural.

Atividade

O transporte que levará as representantes da região está previsto para chegar em Brasília às 8 horas da manhã, a tempo para a marcha, que começará às 10 horas desta quarta-feira, dia 18, saindo do Ginásio Nilson Nelson com destino à Esplanada dos Ministério. “Serão uma série de atividades durante o trajeto. Dentre elas, faremos uma grande boneca Abayomi, que foram feitas por mulheres nos navios negreiros e que se tornaram símbolo de resistência e do poder feminino”, explica Adria Maria Bezerra Ferreira, professora e representante do núcleo de Ribeirão Preto da Marcha das Mulheres Negras.

Também se juntará à marcha a subsecretária das Nações Unidas e diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, que estará acompanhada da diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, e pela representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman.

Além de marchar pela Esplanada dos Ministérios, Phumzile participará da roda de conversa com mulheres negras, organizadoras da manifestação, no Museu da República. Em seguida, se encontrará com líderes do movimento feminista e de mulheres para diálogo sobre igualdade de gênero.

Em uma agenda que contempla dos dias de visita ao Brasil, no primeiro dia da missão, está prevista uma audiência com a presidenta da República, Dilma Rousseff, a ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Gomes, e a secretária especial de Políticas para as Mulheres do Ministério, Eleonora Menicucci. Entre os assuntos em destaque está a presidência que o Brasil exercerá na 60ª Sessão das Nações Unidas da Comissão sobre a Situação das Mulheres, que ocorrerá em março de 2016 em Nova York.

São esperadas, ainda, as ativistas norte-americana Ângela Davis e Bell Hooks, entre outras referências internacionais na luta pela igualdade racial e de gênero.

Revide On-line
Bruno Silva
Foto: Divulgação

Compartilhar: