Termina neste mês o prazo de destinação do IR para projetos sociais em Ribeirão
Termina neste mês o prazo de destinação do IR para projetos sociais em Ribeirão

Termina neste mês o prazo de destinação do IR para projetos sociais em Ribeirão

Pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do seu Imposto de Renda para ajudar causas sociais na cidade

O prazo para destinar parte do imposto de renda para projetos sociais, em Ribeirão Preto e região, termina em 29 de dezembro. A campanha de educação fiscal, “Destine seu imposto”, direciona as suas arrecadações para as seguintes áreas: cultura, cinema, esporte, criança e adolescente, idoso, câncer e pessoas com deficiência. Em Ribeirão Preto, os projetos aptos a receber o incentivo são: Equipe de Ciclismo e Judô Corpore Sano; Rumo ao Pódio 2; Lar Padre Euclides; APAE RP, Aescon (menor aprendiz) e Cia Minaz.

As empresas podem destinar até 10% do seu imposto de renda para as causas, e pessoas físicas podem destinar até 6%. O limite de dedução para pessoas físicas é de 6% e o das jurídicas de 10%, sendo o imposto 100% restituível. 

Contudo, a campanha ainda possui baixa adesão. Segundo Célia Martins, diretora social da APAE RP, uma das instituições contempladas com a doação, os valores recebidos são insuficientes para promover melhorias concretas aos pacientes e famílias. Os valores doados são destinados, em sua maioria, para o pagamento de funcionários. A diretora ainda alerta para a importância das doações “40% dos nossos recursos vêm pelo governo, para conseguir os outros 60% nós temos que correr atrás com doações e campanhas”.

Como doar

As informações podem ser obtidas pelo site do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no qual há um passo a passo completo de como o contribuinte deve prosseguir.

As empresas que são abrangidas com a destinação do IR também orientam os contribuintes interessados. Nos seus sites é possível imprimir a guia para o pagamento do valor que será destinado. É importante aguardar o comprovante e as informações do fundo beneficiado, pois eles serão exigidos durante a declaração.


Foto: Pixabay

Compartilhar: