USP Ribeirão promove programação especial para o mês das mulheres
USP Ribeirão promove programação especial para o mês das mulheres

USP Ribeirão promove programação especial para o mês das mulheres

Nos dias 8, 15, e 22, a universidade terá várias ações voltadas ao público feminino, com arte e reflexão

No mês que celebra o Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, quatro unidades de ensino e a Calourada Unificada, da USP Ribeirão, prepararam, para esta quarta-feira, 8, uma programação especial. Na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) a partir das 9h, acontece a palestra sobre “Contribuição da acupuntura para a vida da mulher moderna”com a professora Maria Cristina Borsatto. Será no Anfiteatro III, com entrada gratuita.

Às 10h30, acontece o Workshop “Confecção e sabonetes artesanais”com Denise Martins Fontes Gonçalves, no Laboratório Didático do Departamento de Materiais Dentários e Prótese (vagas limitadas, inscrições pelo e-mail [email protected]). Paralelamente, haverá apresentação do filme “Que bom te ver viva”, de Lucia Murat, produzido no Brasil em 1989. Será no Anfiteatro II, inscrições pelo e-mail [email protected].

Às 13h acontece a apresentação do Coral da USP Ribeirão – Grupo Feminino Zênite, com direção artística e regência titular do maestro Sergio Alberto de Oliveira, regência monitora Bruna Prior, pianista Mario Baylão, no Teatro de Arena da FORP, com entrada aberta ao público e gratuita.

Às 14h, haverá palestra sobre “Violência contra a mulher”, com a professora Fabiana Cristina Severi, da FDRP, no Anfiteatro III, com entrada aberta e gratuita. E para encerrar, atividades culturais, com música, dança e poesia, apresentadas pela comunidade forpiana, no Teatro de Arena da FOR. Inscrições pelo e- mail [email protected].

Ainda durante todo o dia haverá exposições nas dependências da Unidade retratando: “História do Dia Internacional da Mulher”; “Mulheres que marcaram a história do Brasil”; e “Mulheres que marcaram a história do mundo”.

Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP, será o Dia Internacional da Mulher com Arte, na Sala de Concertos da Tulha, do Departamento de Música da FFCLRP, com entrada gratuita e aberta ao público. Na programação: Recital de canto e piano, com Janaína Lemos, soprano, caloura do curso de música, acompanhada do professor Rubens Russomano Ricciardi no piano.

A apresentação será seguida de palestra sobre Mulheres cientistas no início do século XX, com a professora Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, do departamento de Biologia da FFCLRP.

Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, haverá durante toda a semana de recepção aos calouros ação de sensibilização, conscientização e orientação dos estudantes para a questão do “consentimento”, utilizando e divulgando a Cartilha sobre Violência de Gênero na USP.

Por fim, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP vai apresentar peça teatral com o grupo Canto dos Famintos, às 17h30 do dia 8, na fonte do jardim interno da Unidade. Aberta ao público e gratuita.

Calourada Unificada

Já a Calourada Unificada, que acontece no dia 8 de março, foi toda preparada para a discussão sobre direitos humanos e das mulheres. A partir das 8h, haverá atividades com os membros da CAV-Mulheres USP-RP, com as quatro frentes do Campus, Feministra, Negra, LGBT e Movimento Estudantil.  Em seguida, apresentação musical de Marcella Lomas & Pedro Sossego, artistas de Ribeirão Preto. Todas as atividades serão no vão do Restaurante Universitário, aberto ao público e gratuito.

Dias 15 e 22  

O Campus da USP de Ribeirão Preto, por meio da Comissão para Apurar Denúncias de Violência contra Mulheres e Gêneros (CAV Mulheres USP-RP), programou o evento cultural “Retratos do Feminino na Arte Brasileira”, com música e cinema para debater o feminino na arte brasileira.  Será nos dias 15 e 22 de março, sempre a partir das 18h, no Espaço de Eventos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, com entrada aberta ao público e gratuita.

No dia 15 haverá apresentação do filme “Nise – No coração da loucura”, seguida de debate com a professora Anie Schmaltz Hsiou, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), e as acadêmicas Daniela Gonsalez Matar Tucci, coletivo feminista da FMRP, Laysi Silva, da Faculdade de Direito (FDRP) e coletivo negro da USP-RP, Leticia Maciel, do coletivo feminista da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP), todos da USP Ribeirão Preto.

Já no dia 22, haverá o show "Todas as mulheres da música", com Alessandra Freire, com repertório composto por músicas brasileiras com nomes de mulheres – de “Amélia” a “Ana Julia”, passando por “Marina” e “Lígia”. Em seguida, tem debate com Alessandra Freire, Fernanda Santos – jornalista; mestre em ciências – Programa Social Participação Política da Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH) da USP, e as acadêmicas Bruna Santiago, da Comissão Violência de Gênero da FDRP, Laysi Silva da FDRP e Coletivo Negro da USP-RP, Maira Rubini Ruiz, coletivo feminista da FMRP.


Foto: Marcos Santos/Jornal da USP

Compartilhar: