Verão causa aumento no número de escorpiões em Ribeirão Preto
Verão causa aumento no número de escorpiões em Ribeirão Preto

Verão causa aumento no número de escorpiões em Ribeirão Preto

Confira alguns cuidados e alertas para escapar destes pequenos animais

Com a chegada do verão, o clima ribeirãopretano fica mais propício para a infestação de insetos. Por conta disso, alguns cuidados com animais invertebrados de pequeno porte, como escorpião, merecem maior atenção.

Locais úmidos devem ser evitados. A previsão, de acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde de Ribeirão Preto, é que o perigo permaneça até maio do próximo ano.

A divisão de Vigilância Ambiental em Saúde da cidade afirma que é importante seguir alguns cuidados para escapar da picada de animais peçonhentos. Segundo os especialistas, Ribeirão Preto, devido a seu clima quente e úmido, é propenso à proliferação de escorpiões, principalmente no período entre setembro e março, que são considerados meses quentes e chuvosos.

A orientação é que a pessoa, ao ser picada por um escorpião, deve imediatamente dirigir-se à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, para ser devidamente avaliada por um médico, o qual tomará a conduta preconizada.

Francine Rezende fala sobre quando foi picada por um escorpiãoFrancine Rezende já foi picada por um escorpião em Ribeirão Preto. O acidente aconteceu no começo do ano na cidade. “Depois do ocorrido, eu aprendi a não ficar encostando em paredes de lugares que não conheço direito, não ficar perto de um lugar que tenha muita madeira ou terrenos baldios, e sempre a olhar dentro do sapato antes de colocar, quando ele fica debaixo da cama”, diz.

A jovem conta que o susto e a dor foram as piores coisas do acontecimento. “Quando vi que tinha sido picada por um escorpião não soube reagir na hora de tão assustada que fiquei. E também a dor é insuportável, na hora fiquei com falta de ar e não conseguia mexer o braço de tão forte que era. O lugar que o escorpião picou ficou meio paralisado, não sentia o braço e ficou roxo em cima da picada”.

Orientações

Em comunicado no diário oficial do munícipio, a Prefeitura de Ribeirão dá dicas aos cidadãos para escapar destes pequenos animais.

1. Mantenha sempre limpos jardins e quintais, aparando a grama com frequência.

2. Manter limpos os sótãos, garagens e porões. Elimine o lixo proveniente da varredura de quintais e áreas externas.

3. Não amontoe folhas, gravetos, papéis e outros objetos que sirvam de abrigo para os escorpiões.

4. Evite materiais empilhados, tais como: madeira, tijolos, pedras ou sobras de construção. Estes objetos servem de abrigo para escorpiões, aranhas, favorecendo também o aparecimento de outros insetos que servem como alimento para os escorpiões.

5. Mantenha limpos os terrenos baldios próximos às residências. Não permita que estes locais transformem-se em vazadouros de lixo ou depósitos de entulhos.

6. Vede frestas em portas, janelas, pisos, muros e paredes com revestimento de pedras ou azulejos.

7. Reboque as paredes recém construídas, pois as perfurações dos tijolos servem de abrigo para os escorpiões.

8. Limpe e tenha cuidados especiais com gavetas de armários de cozinha e de guarda-roupas, principalmente aquelas próximas ao assoalho.

9. Limpar constantemente ralos de banheiro e de cozinha e tapá-los quando fora de uso.

10. Mantenha alimentos acondicionados corretamente para evitar a instalação de baratas, formigas e outros insetos que podem servir como alimento para os escorpiões.

11. Cuidado ao vestir roupas, principalmente calças compridas, que tenham ficado espalhadas pelo chão. Examine chinelos, sapatos e botas antes de usá-los.

12. Manter os berços de crianças um pouco afastados das paredes. Verificar colchões e roupas de cama ao deitar as crianças.


Foto: Divulgação e Arquivo Pessoal

Compartilhar: