Ribeirão Preto volta para Fase Laranja do Plano São Paulo

Ribeirão Preto volta para Fase Laranja do Plano São Paulo

Região foi a única do Estado que regrediu; número de novos casos e óbitos segue alto

*Matéria atualizada às 13h16 de sexta-feira, 4.

A Direção Regional de Saúde (DRS) XIII, que contempla Ribeirão Preto e outros 25 municípios, voltou para a Fase Laranja do Plano São Paulo.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 4, pelo Governo do Estado de São Paulo, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, às 12h40. Com isso, bares, restaurantes, academias e salões de beleza deverão fechar as portas a partir de segunda-feira, 7.

A região foi a única do Estado de São Paulo que regrediu. Os principais indicadores que forçaram o retorno a uma fase mais rígida foram o número de óbitos e novos casos, que seguem altos.

Leitos

Apesar do retrocesso, a oferta de leitos segue no nível "Verde", em Ribeirão Preto. Segundo o Governo do Estado, a ocupação está em 69% e a oferta é de 22,7 leitos para cada 100 mil habitantes.

Segundo a plataforma LeitosCovid.org, que atualiza o número de leitos em tempo real. A ocupação de leitos na cidade está, até às 11h desta sexta-feira, em 68,5%. Sendo, 73,9% para leitos de UTI e 63,2% nos leitos de enfermaria. Números que mantém esse indicador na categoria "Verde".

Plano São Paulo

O Plano São Paulo recomenda algumas medidas de distanciamento social e funcionamento dos estabelecimentos durante cada fase do plano (Vermelha, Laranja, Amarela, Verde e Azul). Abaixo, estão as regras previstas para a Fase Laranja.

Algumas dessas regras, contudo, ainda podem ser alteradas. Isso porque, a Prefeitura de Ribeirão Preto convocou, para esta sexta-feira, às 17h30, uma coletiva para explicar quais serão as regras para a nova fase da pandemia na cidade. 

Shoppings:

- Ocupação máxima limitada a 20% da capacidade do local.
- Horário reduzido: 4 horas seguidas em todos os dias da semana ou 6 horas seguidas em 4 dias da semana, desde que suspenso o atendimento presencial nos demais 3 dias.
-Proibição de praças de alimentação.
-Adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos.

Comércio
-Ocupação máxima limitada a 20% da capacidade do local.
-Horário reduzido: 4 horas seguidas em todos os dias da semana ou 6 horas seguidas em 4 dias da semana, desde que suspenso o atendimento presencial nos demais 3 dias.
-Proibição de praças de alimentação.
-Adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos.

Consumo local em bares, restaurantes e similares
- Atividade não permitida

Salões de beleza e barbearias
- Atividade não permitida

Academias
- Atividade não permitida

Eventos, convenções e atividades culturais
- Atividade não permitida


Imagem: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar: