Dia do Circo será comemorado em frente ao RibeirãoShopping neste sábado, 25
Dia do Circo será comemorado em frente ao RibeirãoShopping neste sábado, 25

Dia do Circo será comemorado em frente ao RibeirãoShopping neste sábado, 25

Alunos apresentarão trabalhos preparados especialmente para o evento, que também contará com artes circenses

Neste sábado, 25, a Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (Alarp), realizará, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, um evento em comemoração ao Dia do Circo no município.

O evento, gratuito, será na Praça Jair Yanni, monumento Piolin, localizada na Rua Couto Magalhães, esquina com a avenida Mariano Pedroso de Almeida – próxima ao RibeirãoShopping, a partir das 16 horas.

História

Foi numa noite de 27 de março de 1897, no Circo Americano, armado na Rua Barão do Amazonas 77, em sua última apresentação em Ribeirão Preto, que se ouviu o choro de uma criança recém-nascida no picadeiro II. Era o primeiro filho do diretor do circo, Galdino Pinto com a atriz Clotilde Farnesi. Ele anunciou a criança como o mais novo artista da companhia e deu a ele o nome de Abelardo Pinto, futuramente, o palhaço Piolin. Quis a sorte que ele nascesse ribeirãopretano, quando na verdade estava planejado para nascer em Uberaba, no dia seguinte.

Em homenagem ao grande artista circense, foi decretado o dia do nascimento do palhaço Piolin, 27 de Março, como o Dia Nacional do Circo e a data será comemorada em Ribeirão Preto .

A praça, onde será realizado o evento, recebeu o nome de Praça Jair Yanni – Monumento Piolin, que foi inaugurada em 23 de dezembro de 2013, e hoje conta com sete murais, onde foram pintados 14 painéis em azulejos, com ilustrações e poemas do livro sobre Piolin, projetada e executada pelo artista plástico, arquiteto, urbanista e acadêmico da ALARP, Roberto Bérgamo.

Abelardo Pinto, tornou-se “Piolin”, o maior palhaço brasileiro comparado aos melhores do mundo de sua época, como Chaplin, Grock, Paul Albert e os Irmãos Fratelini. O apelido Piolin, que significa ‘barbante fino’, foi dado a ele aos quatorze anos, por uns espanhóis da companhia de seu pai, por ser magro e usar roupas justas. Quando se tornou palhaço adotou então o apelido.

Mesmo crescendo no circo, o pai conseguiu dar a ele, além da excelente formação circense, uma ótima escolaridade.  Abelardo soube aproveitar tudo o que seu pai lhe ensinara: estudou música, tocava violino, clarineta, era domador, engolidor de espadas, exímio acrobata, contorcionista desde criança, tinha uma grande capacidade criadora e uma comicidade até então nunca vista. 

O interessante é que ser palhaço nunca havia sido o seu sonho. Estudou no Colégio São Bento e mais tarde chegou a frequentar a Escola de Direito do Largo São Francisco por dois anos, e parou porque queria ser engenheiro .

Mas Piolin acabou se tornando engenheiro do sonho e do riso, quando precisou fazer uma substituição de um palhaço no circo de seu pai. Foi empurrado para o picadeiro e fez tanto sucesso que nunca mais parou, tornando-se uma lenda na arte circense brasileira.


Foto: Divulgação

Compartilhar: