Encontro Nacional de Folia de Reis deve receber 20 mil pessoas em Ribeirão Preto
Encontro Nacional de Folia de Reis deve receber 20 mil pessoas em Ribeirão Preto

Encontro Nacional de Folia de Reis deve receber 20 mil pessoas em Ribeirão Preto

Evento, que acontece no próximo domingo, 29, comemora 25 anos

No próximo domingo, 29, acontece em Ribeirão Preto o 25º Encontro Nacional de Folia de Reis. O evento será realizado na Praça José Rossi, na Vila Virgínia, das 8h às 20h. Uma missa dará início à programação, seguida por apresentações musicais. Para o encerramento, uma inédita encenação irá emocionar os visitantes. A organização é da Prefeitura de Ribeirão Preto em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. A expectativa dos organizadores é a de receber cerca de 20 mil pessoas.

A comemoração é uma das mais importantes da cultura popular folclórica e celebra de maneira diferente o nascimento do menino Jesus e a visita dos três Reis Magos. Anualmente, a festa reúne milhares de devotos e voluntários. Este ano, a homenageada será a Companhia de Reis Irmãos Adolfo, representada pelo filho mais velho do fundador da Companhia, Baltazar Aparecido Alves. Com 106 anos, o grupo nasceu na fazenda dos Coxos, em Igarapava, já passou por Miguelópolis e, atualmente, mantém sua tradição em Ribeirão Preto.

De acordo com Carminha Rezende, representante da equipe organizadora, o público cresce a cada ano. “Esperamos pelo menos 20 mil fiéis devotos e apaixonados pelo reisado. A Folia de Reis tem como objetivo resgatar nossas raízes e preservá-las como bem imaterial da cidade. O futuro sempre será valorizado por meio da cultura popular, interagindo com diversas manifestações que revelam a identidade do nosso povo”, comenta. O Encontro oferecerá aos visitantes uma completa infraestrutura com segurança, banheiros, água e ambulância.

Folia de Reis

É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Possui caráter religioso e faz parte do ciclo natalino, quando são feitas as  comemorações do nascimento de Jesus com festejos populares como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.

O evento conta com apoio do Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa, Ultragaz, Laticínios Aviação, Coca-Cola Andina, Rede Savegnago, Doces Santa Helena, Pedro Papel, Comerciantes da Vila Virgínia e voluntários de diversas comunidades.

Serviço:
25º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto
Data: 
29 de janeiro (domingo)
Horário: das 8h às 20h 
Local: Praça José Rossi – Bairro Vila Virgínia – Ribeirão Preto

Programação

9h – Celebração da Santa Missa pelo Padre Luciano, da Comunidade de Santos Reis.
10h30 –  Hasteamento das Bandeiras: bandeira de Nossa Senhora Aparecida ao som da voz do  cantor João Leonetti, bandeira de São Sebastião ao som da  dupla Casemiro e Vadinho, bandeira de Reis que será hasteada pelo devoto patrono da festa, Carlos César Maranghetti (Keké)
11h – Início das apresentações das Companhias de Reis e Congadas
17h – Encenação com a apresentação do Grupo de Teatro de Reisado dirigido pelo Prof. Osmani Antonio Oliveira
18h – Homenagem à família da Companhia de Reis Irmãos Adolfo representada pelo filho mais velho, Baltazar Aparecido Alves, idealizador deste Encontro em Ribeirão Preto
20h – Encerramento


Foto: JF Pimenta

Compartilhar: