Tanabata voltará a ser realizado em 2017
Tanabata voltará a ser realizado em 2017

Tanabata voltará a ser realizado em 2017

Em 2016, evento não aconteceu por conta da falta de recursos para viabilização; confira a data da festa neste ano

O festival de Cultura Japonesa Tanabata, que existe há mais de duas décadas em Ribeirão Preto, votlará a ser realizado na cidade. Em 2016, o evento não aconteceu, por conta da falta de recursos para viabilização da festa, que acontecerá de 14 a 16 de julho.

Na tarde de sexta-feira, 17, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) recebeu o presidente do Festival Tanabata, Teruo Abe, o presidente da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto, Hazime Nakamura, e o presidente da Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto, Sadao Sakai, para acertar detalhes da volta da realização do Festival Tanabata.

“Em 2016 não sentimos confiança para organizar o evento. Não conseguimos captar recursos por meio do Proac ICMS”, explicou o presidente do festival, Teruo Abe, que solicitou ao chefe do Executivo auxílio para que o Festival Tanabata seja inserido no calendário Cultural do município.

O Festival Tanabata

Devido à grande concentração de imigrantes japoneses e descendentes em Ribeirão Preto e região, e pela absorção e fascínio que a cultura japonesa possuía e poderia proporcionar à cidade, a festa foi introduzida no calendário oficial de eventos da cidade em 1994.

O Festival Tanabata tem como objetivo estreitar as relações entre a colônia japonesa e a comunidade em geral, ao mesmo tempo em que desperta e reforça o interesse da sociedade na formação e transferência do conhecimento desta cultura milenar.

Por meio das suas várias manifestações artísticas, como danças folclóricas, música e seus delicados instrumentos (shamizen, shakura, artes marciais, tambores japoneses (taiko), canto (karaokê), artes plásticas (pintura, origami, kirigami, etc), arranjos florais (Ikebana), cultivo de árvores em miniaturas (Bonsai) há o fortalecimento da cultura de um povo aos seus descendentes estimulando a formação de uma sociedade Nipo-Brasileira fortemente alicerçada na Educação e na Cultura.


Foto: Divulgação

Compartilhar: