Marte deve parecer maior nesta segunda-feira, 30
Marte poderá ser visto até 3 de junho

Marte deve parecer maior nesta segunda-feira, 30

Os ribeirãopretanos poderão ver o astro a partir das 18h na região leste da cidade

O Planeta Marte poderá ser visto na noite desta segunda-feira, 30, em todo Brasil. Os ribeirãopretanos poderão ver o astro a partir das 18h na região leste da cidade.

Marte é um dos planetas mais próximos a Terra. Nesta noite, o corpo celeste poderá ser encontrado em meio ao céu da cidade. Para quem procurar na zona leste, direção em que o sol nasce, conseguirá ver uma estrela vermelha brilhante.

Em 10 anos, esta será a vez em que ambos os mundos estarão mais próximos um do outro. Eles estarão a 75,3 milhões de quilômetros de distância. A distância comum entre os dois é de 78,3 milhões de quilômetros. A última vez registrada que esses vizinhos estiveram tão próximos foi em novembro de 2005.

O ápice do aparecimento no planeta é nesta segunda-feira, 30, mas o astro poderá ser visto até sexta-feira, 3 de junho. O momento exato para a visualização é 18h34 (horário de Brasília). Entretanto, por ser dia no Brasil, este não é o momento ideal para uma observação planetária.

Ao olhar para o leste, localize a estrela brilhante Antares na constelação de Escorpião. Marte será um ponto vermelho acima da constelação, à esquerda de Antares. 

Para quem gosta, o Observatório Astronômico de Piracicaba (SP) vai receber visitantes nesta segunda-feira, 30, das 20h às 21h30, para verem Marte. Ele fica no quilômetro 3 da Rodovia Fausto Santomauro (SP-127). O projeto brasileiro Ciência e Astronomia também fará uma transmissão ao vivo a partir das 22h – assista aqui.

Fonte: GizModo Brasil

 


Foto: Mega Curioso

Compartilhar: