Polivalente, Machado de Assis, além de grande escritor, foi contador
Polivalente, Machado de Assis, além de grande escritor, foi contador

Polivalente, Machado de Assis, além de grande escritor, foi contador

Professores estudam a carreira pública do autor brasileiro e descobrem cargo de contador no Ministério de Viação e Obras

Dizer que Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos não é novidade para ninguém.

O autor de clássicos obrigatórios da literatura nacional como Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) também tinha habilidade com números. Um fato considerado inusitado entre os leitores e admiradores do primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

A profissão de contabilista foi confirmada através de estudos do professor Eliseu Martins, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da USP de Ribeirão Preto (FEA-RP), em parceria com sua colega Isabel Cristina Sartorelli, do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), em Sorocaba-SP.

Os pesquisadores, ao investigarem a carreira Machado de Assis, conseguiram provar que o escritor trabalhou como funcionário público no Ministério de Viação e Obras a partir de 1873.

À época, Machado tinha apenas 33 anos e encontrou na vida pública a estabilidade financeira, uma vez que viver de literatura naquele período era algo inviável, mesmo para os bons escritores. Até sua morte, aos 69 anos, ele trabalhou nessa repartição, exercendo diferentes funções.

Conta o professor Martins que o interesse pelo estudo da vida profissional, extraliterária, do autor veio com a percepção de que alguns contos tinham uma visão mais próxima de questões econômicas e financeiras. O livro "Memorial de Aires", por exemplo, é considerado por biógrafos como autobiográfico. O personagem Aguiar, cuja profissão é de guarda-livros, seria autorretrato de Machado, que também exerceu essa função em 1902, no Ministério de Viação e Obras. Um guarda-livros executa as mesmas tarefas que um contador.

Outro fato que os estimularam no estudo veio das discordâncias entre os biógrafos quanto à possível carreira de contador. Na busca por comprovações, os professores decidiram analisar os documentos encontrados sobre o cargo público.

Para os autores, uma releitura mais detalhada das biografias do autor pode definir a questão da profissão de Machado, mas a certeza, segundo os pesquisadores, é de que “a contribuição para a área de Contabilidade é de cunho histórico, pois foram localizados o grande Machado de Assis como colega de profissão, o que pode ter impacto grande entre os profissionais da área contábil”, declaram.


Foto: Divulgação

Compartilhar: