Ribeirão Preto e suas irmãs
Ribeirão Preto e suas irmãs

Ribeirão Preto e suas irmãs

Na cidade, atualmente esse laço existe com quatro metrópoles internacionais

Nem todos sabem, mas as cidades também possuem sua irmandade. De maneira diplomática, munícipios fazem acordo em busca de convênios e parcerias. Em Ribeirão Preto, atualmente, esse laço existe com quatro metrópoles internacionais.

As cidades de San Leandro, nos Estados Unidos, Faenza e Téramo, na Itália, e Bucaramanga, na Colômbia, são as parceiras de Ribeirão.

Além de irmãs, o combinado as transforma em cidades gêmeas, termo que é usado para descrever um acordo de cooperação feito entre regiões com o objetivo de promover laços culturais e de amizade. Os acordos de geminação começaram a surgir em 1947, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

San Leandro

Em 1964, então prefeito municipal, Welson Gasparini, usando o seu cargo no Executivo, considerou San Leandro, na América do Norte,  a primeira parceira de Ribeirão Preto. Ele procurava estimular e estreitar os laços de amizade entre os habitantes de Ribeirão Preto e os do Estado da Califórnia.

Esse estreitamento de amizades, inspirado no programa "Povo para Povo", objetivava a paz e a concórdia mundial. Na época, o prefeito disse que muito viria a contribuir para a expansão dos elevados princípios da democracia e para maior progresso das cidades ora coligadas fraternalmente.



Téramo

A província de Téramo, na Itália, foi a segunda a se tornar gêmea de Ribeirão. Em 2001, o ex-prefeito Antônio Palocci Filho autorizou um firmamento de acordos, convênios e parcerias com esta região.

No acordo, ele incluiu toda a Administração Provincial de Téramo, que abriga outras 43 cidades e províncias, visando benefícios comerciais e industriais para as cidades, efetivando intercâmbios culturais, educacionais, de pesquisas científicas, entre outros.



Bucaramanga

Já o município colombiano Bucaramanga foi declarado irmão pelo ex-prefeito Gilberto Sidnei Maggioni. Com esta cidade, Ribeirão pode firmar acordos com foco principal em intercâmbios culturais educacionais, de pesquisas cientificas entre outras.



Faenza

Por fim, Faenza, também na Itália, foi à última a entrar no acordo. Este foi aprovado pela Câmara Municipal, no dia 1º de setembro de 2016. Os objetivos entre a parceria visa convênios nos âmbitos culturais, educacionais e científicos.

O projeto nasceu de uma parceria entre a Escola de Música Giuseppe Sarti de Faenza e o Projeto Alma. Essa parceria rendeu, no último ano, quatro etapas de intercâmbio cultural entre alunos e professores das duas escolas musicais. Entre os dias 22 e 28 e agosto foi realizada a quarta etapa, com o Festival Alma dell´Italia, que contou com ensaios abertos, aulas especiais e concertos de sopro, cordas, coro e orquestra.

O Alma dell´Italia foi uma realização da Alma, em conjunto com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) e a escola italiana. Nove professores vieram da Itália para integrar o Festival, que teve participação de mais de 1.000 pessoas.

 


Fotos: Divulgação

Compartilhar: