Discussão de ciências forenses traz autora de CSI a Ribeirão Preto

Discussão de ciências forenses traz autora de CSI a Ribeirão Preto

Além de Elizabeth Devine, encontro terá presença do jornalista Walmir Salaro e de peritos da operação Lava Jato

Ribeirão Preto será, novamente, o ponto de encontro dos principais peritos, estudiosos e profissionais da área de ciências forenses. De 2 a 6 de setembro, a cidade receberá o quinto Encontro Brasileiro de Ciências Forenses ( 5º Enqfor), e simultaneamente, o segundo Encontro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (2º SBCF).

Com o objetivo de promover um fórum de discussão, os encontros contarão com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais e por meio de conferências, mesas-redondas, palestras, sessões workshops, minicursos, exposição de equipamentos, feira comercial, apresentação de trabalhos na forma de pôster e interação entre participantes, sobre os avanços das Ciências Forenses.

Um dos destaques do evento será Elizabeth Devine, escritora e co-produtora da série norte-americana Crime Scene Investigation – CSI.  A criminalista Elizabeth participará da conferência The SCI effect: Reality and/or Fiction?  para discutir o que é realidade ou não nas cenas do seriado CSI.

Elisabeth entrou para o Departamento Criminal de Los Angeles Country Sheriff e se destacou como uma das principais investigadoras de homicídio do Departamento, o que a levou a colaborar na elaboração do folheto Crime Scene Investigation, que aborda os princípios fundamentais da investigação de crimes e preservação de provas.

Outra presença confirmada é a do jornalista Valmir Salaro, do programa Fantástico, da Rede Globo, que vai participar da mesa-redonda Perícia Criminal e Jornalismo Investigativo: em busca da verdade.

Considerado um dos melhores repórteres investigativos do Brasil, Salaro participou diretamente de casos marcantes como a morte da menina Isabela Nardoni, o caso de Suzane Von Richthofen. Já ganhou o prêmio Vladimir Herzog e coleciona passagem pelos jornais Agência Folha, Bom Dia São Paulo, Jornal da Globo, Jornal do Brasil.

O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, em parceria com o Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

É voltado para peritos criminais, professores, pesquisadores, membros do judiciário e ministério público, além dos graduandos e pós-graduandos em das áreas de química, física, farmácia, biologia, direito, medicina, odontologia, psicologia.

Os eventos serão realizados no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, Rua Bernardino de Campos, 999. Mais informações e formulário de inscrição estão no site do evento.


Foto: Divulgação

Compartilhar: