Banco Ribeirão Preto é o segundo que melhor avaliou inflação do País, diz BC
Banco Ribeirão Preto é o segundo que melhor avaliou inflação do País, diz BC

Banco Ribeirão Preto é o segundo que melhor avaliou inflação do País, diz BC

Índice inflacionário oficial do País em 2016 foi de 6,29%, apontou o IBGE, na quarta-feira, 11

O Banco Ribeirão Preto foi apontado pelo Banco Central (BC) como o segundo que melhor avaliou o comportamento da inflação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em dezembro de 2016. O BC avaliou os relatórios de 120 instituições financeiras em todo o Brasil.

A inflação oficial do país, medida IPCA, do IBGE, fechou 2016 com variação acumulada de 6,29%, abaixo do teto da meta fixada pelo BC, que varia entre 4,5% e 6,5%, que foi divulgado na quarta-feira, 11 - em dezembro, o crescimento médio dos preços foi de 0,3%. Em 2015, havia sido registrada a inflação média de 10,67% nos preços dos produtos. O índice é utilizado como base para reajustes de salários dos trabalhadores e serviços, por exemplo.

Segundo o IBGE, a queda entre 2015 e 2016 foi determinada pela retração dos preços dos alimentos, porém, economistas apontam que o controle da inflação é em razão da adoção de uma agenda de ajuste fiscal, tomadas desde o governo Dilma Rousseff, com o ministro Nelson Barbosa, mas também causado pelo enfraquecimento do poder de compra da população, em razão do desemprego.

A instituição que melhor avaliou o comportamento da inflação foi a Flag Gestora de Recursos, seguido pelo Banco Ribeirão Preto, BNP Paribas, Mauá Investimentos e o Bradesco. “É um feito que mostra claramente nossa técnica e relevância como analistas no cenário nacional”, comentou o diretor do banco, Nelson Rocha Augusto.


Foto: Agência Brasil

Compartilhar: