Com alimentação mais em conta, custo de vida cai em novembro em Ribeirão
Com alimentação mais em conta, novembro registra deflação em Ribeirão Preto

Com alimentação mais em conta, custo de vida cai em novembro em Ribeirão

Preços dos alimentos ficam em média 1,8% mais baratos em Ribeirão Preto; mas energia encarece

Em novembro, pelo terceiro mês consecutivo, houve deflação em Ribeirão Preto, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Associação Comercial e Industrial (Acirp), que registrou queda de 0,31% no custo de vida no município. No acumulado do ano, porém, há inflação nos preços dos produtos de 4,4%.

Os alimentos foram mais uma vez responsáveis pela queda do custo de vida, ficando em média 1,8% mais em conta, isso em razão de produtos de vários tipos que tiveram seus preços abaixados, como o feijão (-7,6%), frango (-0,6%), pão francês (-1,5%), peixe (-2,2%), carne bovina (-3,7%), ovos (-1,5%), leite (-11,7%) e legumes (-16,4%).

Já os itens que mais pesaram no bolso do consumidor, ficando mais caros, estiveram relacionados as despesas pessoais (1,1%) e habitação (0,2%), principalmente em razão do reajuste nas contas de energia elétrica, já que no último mês, ficou em regime a bandeira tarifária amarela, que eleva o preço da energia.

Além disso, os transportes também ficaram mais caros, na média 1%, por causa do reajuste no preço dos combustíveis, em especial o etanol, que ficou 2,5% mais caro, e o aumento dos preços da venda de carros usados, que ficaram 6,8% mais altos.

No Brasil e no ano

De acordo com o Banco Central (BC), a última estimativa é de que o ano termine com um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 6,4%, no País, influenciados justamente pela alimentação, como o feijão que teve queda nos preços bem mais acentuada do que em Ribeirão Preto, de 17,5%, e do leite, que ficou em média 7% mais em conta em todo o Brasil.


Foto: Pixabay

Compartilhar: