Com alta do dólar, turismo doméstico cresce em até 12%

Com alta do dólar, turismo doméstico cresce em até 12%

Mesmo entre viagens internacionais, destinos mais visitados estão na América do Sul

As vendas de passagens e pacotes para destinos nacionais cresceram entre 6% e 12% entre janeiro e agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento realizado pela agência de viagens decolar.com. Os dados refletem o aumento do turismo doméstico e a queda do internacional em tempos de intensas variações cambiais.

Os voos domésticos saídos de Ribeirão Preto nos oito primeiros meses, segundo o levantamento, tinham como destino as capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e em janeiro, Salvador.

“No turismo, o principal impacto de períodos de turbulências econômicas concentra-se no planejamento da viagem. Alguns brasileiros seguem sim para destinos internacionais, mas fazendo adaptações que minimizem os custos. Por exemplo, trocam voo direto por outro com escalas e tarifas mais baixas ou consideram outros roteiros internacionais, como Punta Cana, Buenos Aires e Santiago. Mas existe uma parcela de clientes que se sente mais ‘tranquila e segura’ viajando dentro do próprio país, como revela o levantamento”, comenta Alípio Camanzano, diretor da Decolar.com

Destinos internacionais

De todos os destinos internacionais que mais receberam turistas saídos de Ribeirão Preto nos últimos oito meses, os países da América do Sul formam a maioria. 

Ao todo foram 18 cidades de diferentes países, sendo que dez deles estão no subcontinente e são eles: Santiago (Chile), Trujillo (Peru), Lima (Peru), Cartagena (Colômbia), San Andres (Colômbia), Rosário (Argentina), Mendoza (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Bariloche (Argentina).

Quem também recebeu turistas que embarcaram em Ribeirão Preto foram Orlando (Estados Unidos), Miami (Estados Unidos), Houston (Estados Unidos), Nova York (Estados Unidos), Fort Lauderdale (Estados Unidos), Jerez de La Frontera (Espanha), Barcelona (Espanha) e Roma (Itália).

Revide Online
Bruno Silva
Foto: Divulgação

Compartilhar: