Contato por internet pode superar ligações em 2016

Contato por internet pode superar ligações em 2016

Empresas aumentam os preços para se adequarem à demanda do mercado online

As empresas de distribuição telefônica no País transformam atualmente seus focos em relação ao consumo de dados. A TIM, por exemplo, afirmou que o uso da internet via celular pela operadora vai ultrapassar o de voz já em 2016. A informação foi divulgada esta semana pelo CEO da TIM Brasil, Rodrigo Abreu, durante a terceira edição do TIM Day, um encontro com analistas de mercado e investidores, realizado em Nova Iorque.

A mudança do mercado era esperada para o final de 2017, mas com o atual cenário macroeconômico brasileiro, aliado à mudança de perfil dos clientes de telefonia, o processo tem sido acelerado.

“O comportamento do consumidor está mudando muito rápido. No Brasil, a migração drástica do consumo de voz para dados foi percebida já no fim de 2014 e no começo desse ano. Manter os investimentos em infraestrutura, principalmente em rede 4G, será fundamental para competir nesse novo cenário focado no uso da internet móvel. É por este caminho que segue a estratégia da TIM para se manter competitiva e protagonista neste mercado”, afirma Rodrigo Abreu, CEO da TIM Brasil.

Empresas como a Claro, Vivo e Oi também já investem em plataformas voltadas para a internet móvel, nos sites de cada uma já é possível encontrar diversos pacotes pós-pagos e 4gs. Na Oi por exemplo, os pacotes variam em diferentes valores de mega byte. Redes de wifi também são um ponto forte entre estas empresas que procuram se realojar no mercado online.

Estabilização do mercado

A base pré-paga, que vinha crescendo nos últimos dois anos, apresentou leve queda de 0,3% no segundo trimestre de 2015, na comparação com 2014. Assim, as companhias apostam no crescimento de suas bases de valores entre os usuários pós-pagos e pré-pagos – que cada vez mais concentram sua experiência e gastos em telefonia em apenas um SIM card.

Revide Online
Fotos: Arquivo Revide 

Compartilhar: