Fenasucro anuncia parceria com categoria que pretende ter ‘novo Senna’

Fenasucro anuncia parceria com categoria que pretende ter ‘novo Senna’

Parceria da feira que acontece em Sertãozinho com Fórmula Inter conta com tecnologia desenvolvida em São Paulo e carros movidos a etanol

À espera do presidente interino Michel Temer (PMDB) e do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a Fenasucro, que começa no dia 23 de agosto, em Sertãozinho, anuncia parceria com nova categoria de automobilismo, que espera preencher uma lacuna no cenário do esporte a motor nacional para ter “novo Senna” e ter corridas em Ribeirão Preto e Sertãozinho.

Leia mais:
Fenasucro espera visitas de Temer e Alckmin na abertura

O diretor geral da Fórmula Inter, Marcos Galassi, acredita que o projeto se destaca sobre os outros, que surgiram nos últimos anos, como a Fórmula Futuro e Fórmula Renault, ambas ligadas a montadoras de automóveis, por ser um projeto que busca ser uma solução para os jovens pilotos que não têm alternativa para competir no Brasil, e para trazer de volta aqueles que não obtiveram sucesso no exterior.

“Nossa diferença fundamental está esta baseada em uma lógica muito simples, a lógica do mercado. Não somos apoiados por nenhuma montadora, ou programas de incentivo ao esporte, e nem dependemos de nenhum grande milagre econômico para sobreviver. O que nós temos é um grande produto a um bom preço”, destaca Galassi.

Ele também disse que a nova categoria será uma luz para o esporte motor nacional, que nos últimos anos passa por momentos de baixa, que refletem a Fórmula 1, por exemplo, no qual o País passa pelo momento de maior jejum de quase sete anos sem vitórias na principal categoria do automobilismo mundial.

“O ‘novo Senna’, que é formado no kart, depois não tem mais espaço no Brasil, não tem para onde ir e migra para o exterior. Temos o intuito de receber o jovem que sai do kart, mas também de receber aquele ‘velho’ piloto, que já está na casa dos 26 anos, que disputou Fórmula 3 na Europa, não deu certo por lá, mas ainda tem o sonho de competir profissionalmente. Nosso intuito é ser uma categoria democratizadora de acesso ao automobilismo”, conclui.

A Fórmula Inter tem o projeto desenvolvido por estudantes de engenharia e 95% dos componentes dos carros foram desenvolvidos e fabricados no Estado de São Paulo. Conta com motor 2.0, de quatro cilindros e 16 válvulas, e além de ser movido a etanol, assim como a Fórmula Indy, nos Estados Unidos, chega a velocidade de até 250 quilômetros por hora, auferida nos primeiros testes no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As disputas da nova categoria devem começar em 2017, e Galassi planeja que Ribeirão Preto e Sertãozinho possam ter corridas realizadas nesses municípios.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: