Fenasucro destaca energia e cogeração para produção da cana

Fenasucro destaca energia e cogeração para produção da cana

As 90 horas de palestras, conferências e seminários também foram destaques da edição 2015, que aconteceu entre 25 e 28 de agosto

A cogeração de energia e as soluções para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar foram os principais destaques da 23ª Fenasucro & Agrocana, que terminou na última sexta-feira, 28 de agosto, em Sertãozinho. O evento reuniu mais de 1.000 marcas, promoveu mais de 90 horas de palestras, conferências e seminários com especialistas do setor sucroenergético.

As rodadas de negócios nacionais e internacionais trouxeram à feira empresas do segmento, compradores brasileiros e de mais 30 países como África do Sul, Argentina, Bolívia, Canadá, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Holanda, Honduras, Nicarágua, Paraguai e Peru, por exemplo.   

Na feira, a geração de energia limpa, partindo do bagaço da cana-de-açúcar, foi um dos principais rumos apontados para a retomada do setor, tornando-se uma alternativa ao Brasil que se encontra diante de uma crise hídrica.

Os expositores apresentaram o conceito da solução Retrofit, um processo de modernização proposto às usinas que melhora a eficiência das plantas industriais, tornando-as mais competitivas na produção de etanol, açúcar e energia elétrica. 

Para o gerente comercial Mauro Moratelli, a edição 2015 superou as expectativas da empresa. “O público que nos visitou, está disposto a conhecer nossos produtos, bem como as novidades da empresa. Fechamos importantes negócios na  Fenasucro & Agrocana”, diz.

Debates e qualificação profissional

O balanço parcial aponta que 1.500 pessoas passaram pelos eventos de conteúdo que totalizaram 90 horas de programação. O Espaço ainda foi o cenário de anúncios para medidas ao setor, recebendo o vice-governador de São Paulo, Márcio França, que anunciou a destinação de cerca R$ 3 milhões para a segunda etapa do projeto de suporte tecnológico das empresas do Aglomerado Produtivo de Metal-Mecânico de Sertãozinho e Região.  

Já no V Seminário CEISE Br/Unica sobre Bioeletricidade (Bioenergy Conference) o secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, assinou protocolo que viabiliza a distribuição de gás biometano, produzido por meio da vinhaça, para a região onde está localizada a Usina Malosso, impactando as cidades de Itápolis e Catanduva.

Demais autoridades políticas como o ministro de Ciência, Inovação e Tecnologia, Aldo Rebelo, e o Secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, também participaram dos eventos realizados na Fenasucro & Agrocana. 

Focada em negócios, a Fenasucro & Agrocana também foi movimentada pelas rodadas de negócios. Compradores brasileiros com poder de decisão e expositores se reuniram no Premium Club Plus, organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. De acordo com o balanço parcial, nesta edição da feira, o objetivo de geração de negócios foi atingido.

No estande da APLA/APEX, onde aconteceram as rodadas de negócios internacionais, os resultados parciais já superam o volume de negócios de 2014. O balanço parcial conta com 535 reuniões realizadas, envolvendo 63 brasileiros e 38 estrangeiros, entre compradores e fornecedores, de países como África do Sul, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru e Sudão.

“Ainda temos negócios para serem fechados até o final da feira, que serão em longo prazo, mas essa edição superou nossas expectativas”, afirma Flávio Castelar, diretor executivo da Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA).

Para o Diretor de Portfólio de Energia da Reed Exhibitons Alcantara Machado, Igor Tavares, a Fenasucro & Agrocana 2015 atingiu o objetivo em apresentar novidades e tecnologias, além de importantes rumos para o setor sucroenergético. "A questão da cogeração foi bastante explorada, demonstrando o quanto essa alternativa tem se estabelecido como uma das estratégias para a retomada do setor”, aponta o diretor.

Revide Online
Foto: divulgação

Compartilhar: