Governo anuncia queda na taxa de juros; veja os impactos para Ribeirão Preto
Governo anuncia queda na taxa de juros; veja os impactos para Ribeirão Preto

Governo anuncia queda na taxa de juros; veja os impactos para Ribeirão Preto

Em decisão do Banco Central, taxa Selic caiu 0,75 ponto percentual

O Banco Central decidiu, pela terceira vez seguida, abaixar os juros básicos da economia nesta quarta feira, 11. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano.

Com a decisão, a Selic está no menor nível desde abril de 2015, quando estava em 12,75% ao ano. A taxa chegou a alcançar 14,25% em julho de 2015. E somente em outubro do ano passado, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia.

Em comunicado oficial, o Copom informou que a demora na recuperação da economia contribuiu para a autoridade monetária acelerar o corte dos juros. “O conjunto dos indicadores sugere atividade econômica aquém do esperado. A evidência disponível sinaliza que a retomada da atividade econômica deve ser ainda mais demorada e gradual que a antecipada previamente”, destacou o texto.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA fechou 2016 em 6,29%, o menor nível desde 2013 (5,91%).

Impactos para Ribeirão Preto e Região

Segundo Marcelo Bosi, economista do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (SINCOVARP), a redução da taxa de juros representa muito mais uma sinalização do governo federal de que a economia está caminhando, do que um impacto direto para o varejo. “Esta redução tem um efeito muito mais a longo prazo do que imediato. De todo modo, é uma medida positiva no sentido de que o governo tem a intenção de recuperar a economia”, explicou.

O comércio ribeirãopretano já dava sinais de recuperação no final de 2016, com as promoções da Black Friday e o período natalino, conforme divulgou o Portal Revide.

Bosi ainda comenta que apesar de que a redução de 0,75% ser expressiva, o comércio começará a sentir seus efeitos apenas no segundo semestre de 2017.


Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Compartilhar: