Inflação de setembro em Ribeirão Preto é de 0,3%

Inflação de setembro em Ribeirão Preto é de 0,3%

Reajuste no preço dos botijões de gás foi um dos principais fatores de influência do IPC

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no mês de setembro em Ribeirão Preto cresceu 0,3%, de acordo com a Associação Comercial e Industrial (Acirp), em levantamento realizado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O reajuste no preço dos botijões de gás foi um dos principais fatores que mantiveram a inflação no mês.

No acumulado de 2015, a inflação em Ribeirão Preto cresceu 5,9%, já no acumulado dos últimos 12 meses está em 6,4%. Em setembro do ano passado, o IPC registrou inflação dos preços no mesmo patamar do que neste ano, também de 0,3%

Além do reajuste dos botijões de gás (11%), as consultas em dentistas ficaram 3,2% mais caras, em média, as passagens aéreas encareceram 5,7% e os aluguéis de imóveis 0,3%.

Alguns alimentos ajudaram a controlar a elevação dos preços. A cebola sofreu deflação de 19,6%, a cenoura teve o valor diminuído em 13,4%, e o leite ficou 1,4% mais barato. A conta de energia elétrica também contribui com o baixo crescimento do IPC no mês, com diminuição de 1,5% no valor.

Os produtos monitorados, que são oferecidos por profissionais liberais e empresas de prestação de serviços, tiveram inflação quase cinco vezes maior do que de outros produtos oferecidos, com reajuste de 1,4%. No acumulado em 2015 o crescimento já chega em 14,2%, e nos últimos 12 meses é de 15,7%.

Revide On-line
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: