Para Temer, Brasil passou pela primeira fase de recuperação da crise
Para Temer, Brasil passou pela primeira fase de recuperação da crise

Para Temer, Brasil passou pela primeira fase de recuperação da crise

Nesta quinta-feira, 19, presidente do Brasil esteve em evento para lançamento do Pré-custeio da Safra, em Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto para o lançamento do Pré-custeio da Safra, o Presidente da República Michel Temer (PMDB), afirmou que País está superando a primeira fase no caminho para sair da crise econômica, isso em referência ao diagnóstico do IBGE que apontou que a inflação no País em 2016 ficou dentro da meta estipulada.

Ele, junto com o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Cafarelli, apresentou o crédito de R$ 12 bilhões que os agricultores terão à disposição até o anúncio do Plano Safra 2017/2018, que deve ocorrer entre os meses de maio e junho, e prevê os maiores aportes destinados a agricultura na história.

Cafarelli afirmou que esse dinheiro foi liberado - com antecedência, já que foi a primeira vez que o Pré-custeio da Safra foi apresentado em janeiro - em razão das baixas taxas de pessoas inadimplentes, o que foi motivo de comemoração por parte do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também presente no evento, que ocorreu no Centro da Cana.

“Esse é um fato inédito. Isso porque nós somos a esperança agrícola do mundo. Somos vocacionados para ser campeões na produção agrícola no Planeta”, disse Alckmim. Já o ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, projetou que a participação do País no agronegócio no mercado internacional deve saltar de 5% a 10% nos próximos anos.

“Serão US$ 30 bilhões na economia. O ministério sabe onde quer chegar. Estamos uma nova mensagem, que é a mensagem do mercado aberto”, afirmou Novacki, que veio a Ribeirão Preto em substituição ao titular Blairo Maggi, que está em viagem internacional no Fórum Econômico de Davos, na Suíça.

Temer acredita que 1º fase para superar a crise foi superada

Durante o anúncio do crédito para agricultores, o presidente Michel Temer comemorou a agilidade com que as reformas propostas por seu governo têm sido aprovadas no Congresso Nacional, segundo ele fruto de diálogo, e também comentou que o País está no caminho para sair da crise econômica.

“Estamos passando por fases para se recuperar da crise. Primeiro superar a recessão, depois crescer e por fim a recuperação dos empregos. E passamos a primeira fase, afinal, superamos a inflação”, destacou o presidente ao lembrar que em 2015 a inflação ficou em 10,7% e em 2016 caiu para 6,2%.

Temer também destacou a velocidade com que as reformas propostas por seu governo estão sendo aprovadas, e destacou que isso só deve em razão do diálogo que tem tido com os deputados e senadores no Congresso Nacional. Ele contou que ficou impressionado com a apoio que o Projeto de Emenda à Constituição 55, que limita os gastos públicos, teve junto aos parlamentares, assim como as reformas da Previdência Social e Trabalhista.

Ele informou que o primeiro passo após a aprovação das reformas é partir para a simplificação tributos. “Essas são reformas expressivas para o País, e conseguimos realizá-las menos de oito meses”, comemorou. “O governo teve coragem e ousadia. Estamos fazendo as coisas indispensáveis para o País com agilidade”, concluiu.


Foto: Revide

Compartilhar: