Ribeirão Preto ganha aceleradora de empresas

Ribeirão Preto ganha aceleradora de empresas

SEVNA Seed, lançada no município, é uma entidade sem fins lucrativos hospedada no Supera Parque, o Parque Tecnológico

O município de Ribeirão Preto, conhecido como centro econômico e de serviços de uma das regiões mais prósperas do Brasil, ganhou esta semana sua aceleradora de startups. Projeto de um grupo de empresários da área de tecnologia de informação, o SEVNA Seed tem como objetivo oferecer condições para que empreendedores e seus negócios inovadores em estágio inicial possam ser aprimorados para se consolidar no mercado de forma rápida e sustentável.

Na prática, a aceleração de empresas é um programa de curta duração que varia de algumas semanas a alguns meses. Sua primeira etapa envolve a seleção do negócio para participar do programa, levando em consideração o grau de inovação da ideia, capacidade de absorção do mercado, escalabilidade e o perfil do time de empreendedores.

A aceleração propriamente dita inclui mentorias com especialistas de diversas áreas e com vasta experiência de mercado e outras formas de capacitação do empreendedor, como aulas e palestras. Além de passarem por um processo de qualificação, os empreendedores têm acesso ao network dos mentores e a startup também pode receber um investimento inicial.

O ponto alto de um processo de aceleração, entretanto, é o chamado ‘demoday’, evento no qual as empresas aceleradas demonstram para uma plateia de parceiros, grandes players e potenciais investidores seus planos e seu modelo de negócios.

Diferenciais

O SEVNA Seed já nasce com importantes atrativos para os empreendedores. Hospedado no Supera Parque, o Parque tecnológico de Ribeirão Preto, que faz parte do Sistema Paulista de Parques, o SEVNA Seed surge como vizinha e parceira do campus da USP de Ribeirão Preto, que reúne quase 14 mil estudantes de graduação e pós-graduação. Em um raio de 100 quilômetros, também estão instalados campi da Unesp, da USP e de universidades federais, como a UFSCar, além de universidades particulares.

Mantido pelo Instituto Sevna, uma instituição sem fins lucrativos, o SEVNA Seed se destaca ainda por seu time de fundadores-mentores, que reúne empresários com experiência prática na criação de empresas do segmento de tecnologia com atuação internacional, incluindo abertura de capital no Brasil e no exterior, venture capital, venda de ativos etc.

“O SEVNA Seed está sustentado sob o tripé: ideia inovadora, competência e capacidade de execução”, afirma Ricardo Agostinho, CEO do SEVNA Seed. “A experiência da equipe e de seus fundadores mostra que inovação, conhecimento para colocar a ideia em operação e desejo de empreeender e vencer são a base de um negócio sólido e lucrativo”, aplica o executivo.

Por ter nascido a partir de um grupo de empresários, o SEVNA Seed tem o trabalho colaborativo em seu DNA. Além da equipe de fundadores, mantém parcerias com entidades como PISO – Polo Industrial do Software de Ribeirão Preto, AMAZON, Sympla, MOVER – Movimento Empreende Ribeirão e Universidade de São Paulo.

Revide On-line
Fotos: Arquivo Revide 

Compartilhar: