Sertãozinho foi o município que mais demitiu em São Paulo

Sertãozinho foi o município que mais demitiu em São Paulo

Indicadores nas indústrias de metal e máquinas foram os principais influenciadores

Sertãozinho foi destaque negativo da Pesquisa Nível de Emprego da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No município, houve a extinção de 4,99% das vagas de trabalho no mês de agosto, na comparação com julho: a mais intensa queda de todo o Estado de São Paulo.

O setor sucroenergético, o principal pilar da indústria sertanezina, foi o que mais demitiu em São Paulo. Foram 1.624 demissões realizadas pelo setor, que representa 6,5% de todas as demissões da indústria no Estado, que mandou embora 26 mil trabalhadores no oitavo mês do ano.

Entre as perdas, as mais significativas foram nas indústrias de produtos de metal (-14,48%) e de máquinas e equipamentos (-10,93%).

No acumulado do ano, segundo o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), a indústria paulista acumula um saldo negativo de 119 mil empregos. Este é o pior período comparativamente da série histórica da pesquisa, iniciada em 2006.

Se comparado com agosto de 2014, o resultado é ainda mais grave: são 216 mil vagas a menos que no mesmo mês do ano anterior.

A pesquisa do Depecon sonda a situação do emprego em 22 setores em todo o Estado. No levantamento de agosto, 17 anotaram baixa em seu mercado de trabalho, três ficaram estáveis e dois registraram contratações.

No campo das demissões, destaque para a indústria de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, que fechou 5.116 postos de trabalho. Já entre as contratações, o setor de alimentos se destacou com a criação de 338 vagas, em função da demanda por produtos alimentícios típicos de final de ano.

No Estado

Das 36 regiões consultadas pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), 29 informaram demissões, seis contrataram e uma se manteve estável.

A região de Matão foi que a registrou a alta mais expressiva no emprego industrial, com ganho de 2,23% em agosto ante julho, em meio a contratações pela indústria de máquinas e equipamentos (5,67%).

Santos também se destacou, com alta de 1,25%, influenciada pelos setores de confecção de artigos de vestuário (10,96%), em meio à chegada do verão e do aumento da procura por moda praia, e de produtos químicos (2,38%).

E São José dos Campos registrou aumento de 0,54% no saldo de empregos, impulsionado pelo segmento de produtos alimentícios (5,37%) e pela indústria de equipamentos de transporte (0,41%).

Em Piracicaba, o emprego caiu 3,83%, abatido por perdas nas indústrias de máquinas e equipamentos (-8,52%) e de produtos alimentícios (-2,05%). E a região de Bauru perdeu 2,83% em emprego no mês pressionado pelos setores de produtos de metal (-26,12%) e de confecção de artigos de vestuário (-5,14%).

Revide Online
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: