Setor de serviços do Brasil respira em julho

Setor de serviços do Brasil respira em julho

Ainda assim, Ribeirão Preto está na contramão e demite funcionários

Responsável por 71% da movimentação de dinheiro no Brasil, o setor de serviços, um dos principais elementos da economia de Ribeirão Preto, cresceu 2,1% em julho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Ribeirão Preto, no entanto, foi o setor que mais demitiu funcionários (leia abaixo).

Apenas em julho, todo este setor movimentou R$ 879,2 bilhões em todo o País.

Os serviços de informação e comunicação foram um dos braços deste seguimento que apresentou variação positiva no sétimo mês do ano. O crescimento foi de 0,8%, bem diferente de junho, quando houve uma pequena diminuição deste mercado (-1,7%). No acumulado dos 12 meses anteriores, a comunicação apresentou expansão de 0,5%.

A jornalista Ana Cândida Tofeti, proprietária de uma agência de assessoria de imprensa em Ribeirão Preto, acredita que este período turbulento da economia brasileira não tem afetado esta parcela do mercado, inclusive tem diversificado o campo de atuação.

“Notei que apareceram clientes com perfis que não havia antes, e que ainda não haviam trabalhado com algum tipo de assessoria de comunicação. Devido à crise, eles estão trazendo produtos novos e precisam de divulgá-los para atrair o público”, afirma Ana Cândida, que também aponta que as novidades tecnológicas ajudam abrir novos caminhos para trabalhar.

Outros mercados

No levantamento do IBGE, o segmento de serviços prestados às famílias foi o que apresentou a maior alta e teve variação nominal de 2,5% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. As duas atividades do segmento, serviços de alojamento e alimentação e outros serviços prestados às famílias cresceram 1,8% e 7,7%, respectivamente.

O segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares apresentou variação de 3,5% em julho. A variação acumulada no ano ficou em 5,6% e, em 12 meses, 7,3%. Os serviços técnico-profissionais, correspondentes aos serviços intensivos em conhecimento, cresceram 1,1%, e os serviços administrativos e complementares, que abrangem as atividades intensivas em mão-de-obra, cresceram 4,4%.

O segmento transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio teve variação nominal de 2,8% em julho. O acumulado no ano ficou em 2,6% e em 12 meses, 3,3%. Por modalidade, os resultados foram: Transporte terrestre (0,9%), Transporte aquaviário (24,6%) e Transporte aéreo (4,4%). A atividade de Armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio cresceu 2,5%.

Em todo o Estado de São Paulo serviços viu crescimento em 2015. No sétimo mês do ano, o aumento foi de 3,8%, na comparação o mesmo mês de 2014, e no acumulado dos últimos 12 meses, o aumento chega a 4,8%.

Em Ribeirão

O setor de serviços, que em julho foi oque mais demitiu trabalhadores no município, com mais de 300 postos de trabalho fechados - o pior desempenho no ano, foi responsável por quase metade do saldo negativo do mercado de trabalho ribeirãopretano no sétimo mês de 2015, quando houve 733 demissões. Isso porque o setor de telecomunicação, um dos que mais contratam, foi justamente o que fechou mais vagas - 132 postos.

Revide Online
Foto: Arquivo Revide
 

Compartilhar: