Setor sucroalcooleiro eleva saldo da balança comercial na região de Ribeirão Preto
Setor sucroalcooleiro eleva saldo da balança comercial na região de Ribeirão Preto

Setor sucroalcooleiro eleva saldo da balança comercial na região de Ribeirão Preto

O aumento do preço do açúcar no mercado internacional desde meados de 2015 é um elemento importante para a alta das exportações

O saldo da balança comercial da Região Administrativa de Ribeirão Preto (RARP) vem se mantendo positivo no acumulado em 12 meses desde 2005. O resultado se deve ao aumento das exportações dos produtos do setor sucroalcooleiro. Os dados de janeiro de 2017 foram apontados pelo o Boletim sobre Comércio Exterior  do Centro de Pesquisa em Economia Regional (Ceper) e pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace).

A partir do início de 2015, a balança comercial da RARP vem se mostrando ainda mais superavitária, ou seja, vem ocorrendo um declínio das importações e um crescimento das exportações. “A elevação do preço do açúcar no mercado internacional desde meados de 2015 é um elemento importante para entender esta trajetória”, aponta o pesquisador Luciano Nakabashi.

Já para no município de Ribeirão Preto, o mesmo não ocorreu: suas exportações são dependentes, em maior grau, de produtos manufaturados, setor que vem sofrendo mais com a crise mundial e com a conjuntura da economia brasileira. O gráfico abaixo mostra o comparativo entre exportações e importações no acumaldo de 12 meses, de 2005 até 2016, em Ribeirão e na RARP:

Fonte: Alice Web/ Período: out. 05 a out. 16

Vale ressaltar que, apesar da crise, no agregado do mercado brasileiro, o segmento sucroalcooleiro foi um dos únicos do agronegócio a apresentar crescimento de suas exportações de 2015 para 2016, com crescimento de 32,95% (em dólares), de acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola IEA. Outros segmentos importantes como o de soja, carnes, produtos florestais e café sofreram retração de 9,08%, 3,49%, 0,91% e 11,15%, respectivamente.

No no Estado de São Paulo, o saldo da balança comercial faz uma trajetória crescente desde dezembro de 2014, embora tenha permanecido com valores negativos em quase todo o período. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), o saldo da balança comercial tem sido negativo desde o ano de 2008. Segundo Nakabashi, isso se deve, “à maior importância do setor industrial na composição de suas exportações e importações”.

Principais importadores

O estudo mostra ainda que, pelo segundo ano consecutivo, a China segue como o principal destino das exportações da RARP.  De acordo com Nakabashi, o destaque da China “está relacionado ao crescimento relativo do país como mercado importador de açúcar ao longo dos últimos anos”, tendo em vista que o país foi o que mais importou açúcar brasileiro em 2015.

Segundo o pesquisador, a Nigéria também tem ganhado protagonismo na importação de açúcar brasileiro. Dados do Ministério da Agricultura mostram que a Nigéria ficou na sexta posição entre os países que mais importaram em 2015. “Adicionalmente, os dois países são grandes importadores de etanol brasileiro”, conclui.


Foto: Divulgação Governo/Santa Catarina

Compartilhar: