Tarifa do transporte público é vilã na inflação de 2016 em Ribeirão Preto
Tarifa do transporte público é vilã na inflação de 2016 em Ribeirão Preto

Tarifa do transporte público é vilã na inflação de 2016 em Ribeirão Preto

Índice baixo, de 4,6%, não representa controle de preços e sim o resultado do aumento no desemprego

A inflação em Ribeirão Preto durante o ano de 2016 foi de 4,6%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Associação Comercial e Industrial, publicado nesta terça-feira, 17. No ano, o principal aumento registrado pelo índice foi o das tarifas do transporte público, já os alimentos ficaram mais em conta.

A inflação em Ribeirão Preto ficou abaixo da média nacional, que, como apontou o IBGE na semana passada, foi de 6,2% ao longo do ano passado, índice bem abaixo do registrado em 2015, que bateu os 10,7%.

Porém, economistas alertam que a baixa na inflação não representa apenas o controle dos preços, mas sim a queda na demanda no comércio, impulsionada pelo aumento do desemprego no País, que chegou aos 12,5 milhões, segundo o IBGE, e que acordo com o economista Gabriel Couto, responsável pelo levantamento da Acirp, é o principal obstáculo para que a crise econômica seja superada. “A recuperação da economia de Ribeirão Preto depende bastante do comércio e da demanda, o que fica afetada pela questão do desemprego”, diz o economista.

Nos anos anteriores, a inflação em Ribeirão Preto havia sido de 7,3% em 2015, 4% em 2014 e 4,4% em 2013. No ano passado, o aumento das passagens de ônibus do transporte público municipal de R$ 3,40 para R$ 3,80, em julho, foi apontado pela entidade como o principal “vilão”, do ano, já a queda dos alimentos, como a batata (-0,2%) e o leite (-0,1%), os principais “mocinhos”.

O IPC apontou que o mês de dezembro, que apresentou elevação nos preços de 0,2%, foi o primeiro em três meses os produtos mais caros, após deflação registrada em setembro, outubro e novembro.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: