Vendas do comércio de Ribeirão Preto têm queda de 5,24% em agosto

Vendas do comércio de Ribeirão Preto têm queda de 5,24% em agosto

O resultado foi o pior dos últimos 12 meses e a nona queda consecutiva; De nove setores pesquisados, apenas um apresentou variação positiva

As vendas do comércio de Ribeirão Preto tiveram queda de 5,24% no último mês de agosto na comparação com o mesmo período do ano passado. É o pior resultado de 2015 até agora, segundo a pesquisa Movimento do Comércio, realizada pelo SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, que representa a FecomercioSP - Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, na cidade e em outros 44 municípios da região.

Entre as empresas pesquisadas, 74,4% disseram que as vendas de agosto de 2015 foram piores do que no mesmo mês do ano passado, enquanto 21,3% responderam o contrário e 4,3% declararam que foram equivalentes nos dois períodos.

Setorial – A pesquisa apontou queda de vendas em praticamente todos os setores pesquisados. O pior resultado foi do segmento de Eletrodomésticos (-8,78%), setor que vinha tendo o melhor desempenho ao longo do ano. Em seguida vêm os segmentos de Vestuário (-8,75%), Presentes (-7,60%), Livraria/papelaria (-7,0%), Tecidos/Enxoval (-4,25%), Calçados (-3,93%), Móveis (-3,92%) e Cine/Foto (-3,58%). O único setor com variação positiva foi o de Ótica (+0,63%).

Emprego – A pesquisa registrou uma redução de –1,22% no volume de postos de trabalho no comércio ribeirão-pretano, em agosto. Das empresas entrevistadas, 91,7% declararam que mantiveram o número de empregados durante o mês, enquanto 6,3% disseram que demitiram e apenas 2,0% contrataram no período. Entre os setores, o de Cine/Foto foi o que apresentou a maior redução média em seus quadros funcionais (–8,33%), seguido por Tecidos/Enxoval (–2,93%). Apenas um setor apresentou aumento do número de funcionários, o de Livraria/Papelaria (+0,32%).

“Dado o cenário econômico geral, os números do emprego no comércio de Ribeirão até que foram razoáveis, porém, é importante ressaltar que se a desaceleração da economia continuar as demissões podem se intensificar”, alerta Marcelo Bosi Rodrigues, economista do SINCOVARP e responsável pela pesquisa Movimento do Comércio.

Revide Online com informações da Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo Revide
 

Compartilhar: