Audiência no MP regulariza situação de alunos do Complexo Ribeirão Verde
Audiência no MP regulariza situação de alunos do Complexo Ribeirão Verde

Audiência no MP regulariza situação de alunos do Complexo Ribeirão Verde

Por falta de vagas nas escolas do bairro, estudantes tinham sido realocados para outros bairros; Diretoria de Ensino e Município têm um prazo de 5 dias para apresentar relatório ao Ministério Público

Após a realização de três audiências no Ministério Público do Estado de São Paulo, os moradores do Complexo Ribeirão Verde, localizado na Zona Norte de Ribeirão Preto, conseguiram resolver nesta segunda-feira, 13, a situação dos estudantes do ensino fundamental do bairro que foram realocados para escolas em outras regiões da cidade.

Segundo informações do presidente da Associação de Moradores do Complexo Ribeirão Verde, Luís Antônio França, o problema foi regularizado em uma reunião realizada na semana passada com os representantes da Diretoria Regional de Ensino (DRE) e a Secretaria Municipal de Ensino (SME), que entraram em acordo para acomodar os alunos que foram transferidos para escolas situadas em bairros distantes. “Após a reunião da DRE e SME conseguimos resolver na audiência de ontem [segunda-feira, 13] a situação dos estudantes que foram matriculados em escolas distantes de suas residências em razão da falta de vagas no bairro, por conta do fechamento das salas do Instituto Sathya Sai”, explica.

Com o acordo realizado entre os moradores do bairro e as responsáveis pelo ensino do estado e município, os estudantes poderão ser matriculados na “E.E Diva Tarlá”, que atenderá 69 alunos dos 6º, 7º e 9º ano, e nos EMEFs, como o Geralda de Souza Espin, que terão de admitir um aluno além do número limite previsto.

Os interessados nas vagas deverão procurar as escolas citadas nesta quarta-feira, 15, a partir das 13h. O Promotor de Justiça Marcelo Pedroso Goulart, responsável pelo caso, determinou que a Diretoria Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Ensino terão um prazo de cinco dias, começando desta segunda, para apresentar o relatório sobre a nova situação dos alunos.

Entenda a história

Desde o início do ano, os moradores do Complexo Ribeirão Verde estavam reclamando da falta de vagas nas escolas da região. De acordo com França, este problema estava previsto desde setembro. “Já prevíamos que isso iria acontecer, pois o bairro está crescendo e não há escolas suficientes para todos. Além disso, também houve o fechamento da escola Instituto Sathya Sai, que por falta de doações fechou 67 vagas”, diz.

Para França, a solução é temporária e o problema não será resolvido em curto prazo. “A solução definitiva para o problema de falta de vagas é a construção de novas escolas no bairro”, finaliza o presidente.


Foto: Reprodução Facebook Associação de Moradores do Complexo Ribeirão Verde

Compartilhar: