Cursinho popular da USP ajuda a democratizar o ingresso à universidade
Cursinho popular da USP ajuda a democratizar o ingresso à universidade

Cursinho popular da USP ajuda a democratizar o ingresso à universidade

No curso pré-vestibular comunitário, universitários voluntários lecionam aulas para alunos de baixa renda

No Brasil, mais de 85% dos matriculados no Ensino Médio estão na rede pública de ensino, segundo o Ministério da Educação (MEC). No entanto, apenas 34,6% dos estudantes que começaram a estudar na USP no ano passado são egressos de escolas públicas. Para mudar esse quadro, o Cursinho Popular do PET-Medicina (CPM), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), tem desempenhado um importante papel na ampliação das possibilidades de pessoas carentes ingressarem no ensino superior público.

“Unidos pela vontade de crescer” é o sentimento que mobiliza universitários voluntários que lecionam aulas no cursinho pré-vestibular gratuito para alunos de baixa renda, como Larissa Coimbra, que após vivenciar essa realidade, hoje se divide entre o papel de aluna e professora de Biologia do CPM.

“Eu fui aluna do CPM em 2015. Na época, eu fazia o 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública paralelamente com o cursinho que foi fundamental para o meu desempenho no vestibular e para conseguir uma vaga no curso de Medicina da USP Ribeirão, faculdade que sempre sonhei em estudar”, afirma a orgulhosa universitária.

Ela relata que ver histórias semelhantes e poder mudar a vida de muitas outras pessoas a motivou a se envolver ainda mais com o projeto. “Já no 1º ano de curso entrei para o Programa de Educação Tutorial (PET), grupo que coordena o cursinho CPM, onde estudei. Atuar como professora é gratificante, pois estou contribuindo ativamente com um projeto que tanto me ajudou”, conta.

Parceria importante

Além de abrir portas para alunos do ensino público durante a preparação para o vestibular ou Enem, os cursos também contam com parcerias como do Sistema de Ensino Poliedro que, por meio do programa “PV Solidário”, fornece materiais didáticos gratuitamente para dez cursos preparatórios.

“Para milhares de jovens brasileiros, entrar em uma universidade é a chance de ampliar horizontes e possibilidades profissionais. Por isso, o Sistema Poliedro tem orgulho de ajudar esses cursos com materiais, métodos e tecnologias, além de contribuir positivamente com a sociedade por meio do apoio ao desenvolvimento do potencial desses jovens”, afirma Altamar de Carvalho, gestor educacional do Sistema de Ensino Poliedro. 

O programa conta com cerca de 1,2 mil alunos atendidos em diferentes municípios (Bauru, Guarulhos, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Botucatu e São José do Rio Preto) e, atualmente, comemora a transformação na vida de muitos jovens estudantes da rede pública.

Atuais beneficiadas

Ex-aluna do Cursinho Popular do PET-Medicina, a estudante Bruna Sena Reis ganhou destaque nas redes sociais e na mídia ao ficar na primeira colocação no vestibular para medicina da USP Ribeirão. Na época, em entrevista para o Portal Revide, Bruna afirmou que o cursinho foi determinante na conquista de seu feito e os estudantes-professores sua fonte de inspiração.

Leia mais: Ribeirãopretana é a primeira em curso mais concorrido da Fuvest

Outro caso é o da aluna Camila Rodrigues, aprovada no curso de Ciências Biológicas da Fuvest, que quase viu seu sonho naufragar após ter concluído o Ensino Médio sem preparação e condições financeiras de pagar um curso particular.

“O Cursinho Popular da Medicina de Ribeirão Preto surgiu como a melhor solução para que eu pudesse alcançar meu tão almejado sonho. Mal poderia imaginar o quão maravilhoso seria minha experiência. Professores humildes e sempre empenhados em transmitir o conteúdo da melhor maneira possível, buscando soluções divertidas e simples”, relata.


Foto: Cecília Bastos | Usp Imagens

Compartilhar: