Aluna africana é a primeira do continente a ingressar em universidade de Ribeirão
Estudante africana ingressa em Centro Universitário de Ribeirão Preto

Aluna africana é a primeira do continente a ingressar em universidade de Ribeirão

Nélida Correia da Rosa, da República de Cabo Verde, cursará Fisioterapia; iniciativa faz parte de programa administrado pelo MEC

Nesta semana, a estudante da República de Cabo Verde – localizada no continente africano – Nélida Correia da Rosa, ingressou no Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto. Ela é a primeira estrangeira a cursar em ensino supeior da cidade neste ano. Ela cursará Fisioterapia.

A iniciativa faz parte do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), administrado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) e pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (DC/MRE), que destina-se à formação e qualificação de estudantes estrangeiros por meio de oferta de vagas gratuitas nos cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior.

Membros da Reitoria, a coordenadora do curso de Fisioterapia Simone Belluzzo e o presidente da Comissão de Relações Internacionais da Barão de Mauá (CoRI), Thiago Favaro foram os responsáveis por recepcionarem a estudante, que permanecerá no munícipio nos próximos cinco anos.

O PEC-G seleciona preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

Segundo a estudante, a seleção aconteceu em duas etapas e ela ficou surpresa com a conquista. "Pesquisei sobre profissões e desde o início do Ensino Médio, já tinha decidido que seria fisioterapeuta. Fiz a inscrição para o programa e fiquei feliz por ter passado em todas as etapas do processo de seleção. Eu vim sozinha para o Brasil e estou
morando com uma família, que já conhecia em Cabo Verde. Pretendo adquirir novos conhecimentos, concluir meus estudos e ajudar meu país", afirma.


Foto: Divulgação

Compartilhar: