Kim Kataguiri e Arthur do Val participarão de palestra em Ribeirão Preto
Kim Kataguiri e Arthur do Val participarão de palestra em Ribeirão Preto

Kim Kataguiri e Arthur do Val participarão de palestra em Ribeirão Preto

Evento que acontecerá no dia 13 de março pretende ampliar a pluralidade de ideias na USP

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, recebe o coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) Kim Kataguiri e Arthur Do Val, criador do canal no Yotube, Mamãefalei. 

Ambos irão participar do Caiapós Open, um evento organizado pelo Clube de Liberdade Caiapós, entidade acadêmica da FEA-RP. Os palestrantes irão discorrer sobre os ideais do liberalismo e a importância do livre comércio no atual cenário brasileiro.

Polêmica reacendida

No dia 20 de fevereiro, o Portal Revide noticiou que  o convite do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para ministrar uma aula magna, gerou polêmicas no campus. Alguns alunos e professores discordavam da presença de Haddad, alegando se tratar de um evento apartidário.

Todavia, a estudante e presidente do Clube Caiapós, Larissa Carvalho, esclarece qualquer controvérsia. “A nomeação do Haddad foi feita pelo Centro Acadêmico por meio de uma votação com vários nomes. A escolha do Kim e do Arthur não foi uma resposta ao ocorrido, conversamos com eles desde o ano passado”.

A presidente ainda ressalta que o Clube não possui nenhum vínculo partidário. “O Clube Caiapós realiza grupos de estudo sobre liberalismo, mas também estudamos outros temas, como o marxismo, por exemplo. Realizamos eventos em escolas também. O nosso viés não é nem nunca foi partidário, é somente de levar o senso crítico sobre um tema tão pouco debatido nas escolas atualmente”, explica.

Para a estudante, é necessário deixar as divergências de lado e se empenhar em ouvir as opiniões diversas. "Não concordamos com tudo o que os nossos convidados pensam. Mas todos temos um traço em comum que é a defesa do liberalismo, e isso enriquece muito o debate", finaliza Larissa.

O estudante de economia empresarial da FEA, Vinicius Lima, acredita que os nomes polêmicos, desde que promovam um debate de ideias, são bem-vindos no ambiente acadêmico.

"Mesmo com a polêmica que gira em torno dos nomes, é interessante propor diálogo e a construção do pensamento crítico dos alunos, ouvindo diferentes linhas de pensamento", comenta o estudante.

Outro aluno de economia empresarial, Matheus Alves Albino, que não concorda com as ideias defendidas por Kim, acredita, entretanto, que o debate é válido. "Penso que o evento vem em uma boa hora e incentivo mais atitudes nesse sentido. Os alunos só têm a ganhar com as discussões trazidas, ainda que não concordem totalmente com as posições dos convidados", pondera Albino.

CMF & Caiapós Open: Palestra Kim Kataguiri e Arthur Do Val

Onde: Anfiteatro Professor Doutor Ivo Torres, FEARP, USP. Av. Bandeirantes, 3900.

Quando: Segunda feira, 13 de março. 17:00

Entrada franca. Lugares limitados.


Foto: Divulgação Facebook

Compartilhar: