Sisu, Prouni e Fies; tire suas dúvidas sobre datas e funcionamento dos programas
Sisu, Prouni e Fies; tire suas dúvidas sobre datas e funcionamento dos programas

Sisu, Prouni e Fies; tire suas dúvidas sobre datas e funcionamento dos programas

O MEC divulgou as datas dos seus principais programas estudantis, confira o cronograma e o funcionamento de cada um

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta feira, 18, o calendário dos processos seletivos que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para acesso ao ensino superior. Os processos são todos on-line e podem ser acessados a partir do site do MEC. Para participar de todos eles, o estudante precisa pelo menos não ter zerado a redação. Vale ressaltar, que o Sisu e o Prouni realizam mais de uma chamada ao longo do  ano. O aluno que não conseguir entrar agora no primeiro semestre, ainda tem chances de entrar no ensino superior em março ou no segundo semestre de 2017.

Abaixo, o Portal Revide listou as datas dos processos divulgados pelo MEC e como cada um deles funciona.

Sisu

O primeiro processo seletivo a ser aberto é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições podem ser feitas entre os dias 24 e 27 de janeiro.

O Sisu oferece vagas para as instituições públicas de ensino superior. Em 2017 serão ofertadas 238 mil vagas em 131 universidades federais e estaduais e institutos federais e instituições estaduais. A partir desta quinta feira, 19, as vagas estarão disponíveis na internet para consulta.

Caso o estudante atinja a nota final de corte exigida pela vaga, deverá se dirigir até a instituição de ensino correspondente para efetuar a matrícula. Cada participante pode se inscrever em até dois cursos, podendo ser da mesma instituição ou não.

Dicas:

- Não é aconselhável deixar a inscrição no site para última hora. Tendo em vista o imenso fluxo de acessos, o site do programa costuma enfrentar problemas e ficar indisponível.

- A nota de corte flutua de acordo com o curso e a quantidade de pessoas inscritas naquela vaga. Por isso, o estudante deve ficar de olho ao longo do processo durante os dias 24 e 27 de janeiro em como estão as notas de corte dos cursos que ele deseja.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre o processo seletivo no dia 30 de janeiro e encerra no dia 2 de fevereiro. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. É exigida também a nota mínima de 450 pontos na média das provas.

Durante a inscrição, o participante deverá escolher entre a bolsa parcial e integral. A escolha depende da situação socioeconômica do candidato. A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. Caso o estudante seja um dos aprovados no processo, deverá comprovar tais dados no ato da matrícula na instituição de ensino escolhida.

Dicas:

- A comprovação da renda familiar tende a ser um processo longo e minucioso. A análise é realizada por funcionários da universidade escolhida pelo candidato e na sequência por fiscais do MEC. O prazo para a matrícula e comprovação dos documentos, geralmente, não passa de uma semana. Por isso, fique atento. Muitos procedimentos exigem comprovações em cartório, demandando muito tempo, como por exemplo; pais que não são casados no civil, pais separados sem comprovação no civil, filhos de até 25 que moram sozinhos e não dependem do auxílio financeiro dos pais, entre outras situações.  Portanto, assim que o estudante obter a confirmação da sua aprovação deve ir o mais rápido possível na instituição de ensino para se inteirar de toda a documentação exigida para o seu caso específico.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) terá as inscrições abertas entre 6 e 9 de fevereiro. O Fies oferece financiamento em instituições particulares a estudantes que obtiveram pelo menos 450 pontos na média do Enem e não zeraram a redação. O valor financiado irá variar de acordo com a renda familiar do estudante, podendo chegar até 85% do valor total do curso.

Dicas

- A dica que se aplica ao ProUni, também pode ser usada no Fies. Por ser um procedimento longo, que demanda de comprovação de documentos para financiamento, é prudente o candidato ir o mais rápido possível até a universidade escolhida.


Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil

Compartilhar: